Câmara comemora os 130 anos da Sociedade Ginástica
Batizada de Turnverein Neu Hamburg, a Ginástica foi fundada no dia 11 de julho de 1894. Idealizado por um grupo de 18 jovens, filhos e netos de imigrantes alemães, o clube estabeleceu sua sede social na atual rua Joaquim Nabuco. Como o espaço era reduzido, o primeiro exercício possível foi o da dança. Com uma sede maior a partir de 1908, enfim teve início a prática da ginástica artística. Quatro anos mais tarde, no hoje Calçadão Osvaldo Cruz, um espaço próprio foi inaugurado, sendo introduzido também o bolão.
A mudança para a atual sede no bairro Rio Branco, a partir de 1950, impulsionou novos esportes. Hoje, a Ginástica ostenta dez estrelas acima de seu escudo, referências ao octacampeonato mundial de punhobol e aos dois mundiais de tênis interclubes na categoria 55 anos, conquistados em 1992 e 1994. Com mais de uma dezena de departamentos diferentes, a instituição teve seu tombamento como patrimônio histórico e cultural da cidade aprovado pela Câmara em 2012.
O protagonismo da Sociedade Ginástica na consolidação das práticas esportivas no município e a ligação individual de cada cidadão com a entidade guiaram os discursos proferidos ao longo da noite. Posicionado em frente à bandeira alvirrubra do clube hamburguense, coube ao vereador Cristiano Coller abrir as homenagens. “Com raízes sólidas e uma visão de futuro, a Sociedade Ginástica permanece um exemplo de idealismo, trabalho e dedicação, contribuindo para a formação de atletas e cidadãos exemplares. Parabenizo a direção pelos esforços em promover inovação e um ambiente acolhedor a todos os sócios”, iniciou Coller, que revelou o estreitamento de seu vínculo com o clube a partir do envolvimento de seus filhos em práticas esportivas disponibilizadas pela Ginástica.
Gustavo Finck, por sua vez, buscou em sua própria infância e adolescência a relação com a agremiação do bairro Rio Branco. “A Ginástica fez parte da minha vida desde meus primeiros anos. Começou com o escotismo e seguiu com o tênis. Por muito tempo participei das escolinhas. Foi um aprendizado. Passava o domingo jogando com meus amigos, um dos quais (Jorge Dhein) hoje é presidente da Ginástica. São coisas que marcaram a minha vida. Tive uma infância abençoada por estar próximo ao esporte em um grande clube. Que possamos comemorar ainda muitos anos desta instituição tão importante para o nosso município”, desejou.
Mencionado pelo amigo Gustavo Finck, o presidente da Sociedade Ginástica, Jorge Dhein, agradeceu não apenas o reconhecimento, mas também a presença de associados e atletas que ocuparam parte das cadeiras do plenário. “Honramos nossos fundadores, nossa história e nossa tradição, mas o clube é feito de sócios, funcionários, colaboradores e comunidade. Sem eles, não estaríamos celebrando os 130 anos de um clube que leva o nome do município para todo o mundo, conquistando títulos e orgulhando as famílias hamburguenses e a nossa região. Carregamos no peito a honra de sermos referência desportiva mundial”, exaltou Dhein, que também fez questão de projetar os próximos passos do clube. “Nosso futuro é trabalhar com o esporte, escolinhas que desenvolvam atletas de alto nível e, principalmente, cidadãos para um mundo cada vez melhor”, frisou.
Além dos autores do requerimento e convidados, também participaram da solenidade os vereadores Gerson Peteffi (MDB), Inspetor Luz (PP), Raizer Ferreira (PSDB) e Tita (PSDB). Responsável pela condução dos trabalhos, o presidente Gerson Peteffi iniciou sua manifestação mostrando às câmeras seu título de sócio legionário da Ginástica, emitido em 1983. “Dentro do clube, joguei basquete e participei das equipes de bocha e natação. Mas também me lembro da sede social no Centro, com bailes alegres e divertidos. Esta homenagem mexe com as engrenagens de um sexagenário que viveu muito esta sociedade. Um clube maravilhoso, um patrimônio histórico que vocês ajudam a perpetuar e a manter forte, florescido e cada vez mais pujante”, celebrou.
Último parlamentar a ocupar a tribuna, Raizer Ferreira brincou sobre o desafio de suceder memórias tão vivas e histórias pessoais tão conectadas à Sociedade Ginástica. “Falamos de um clube mais antigo que a própria cidade, prova de que as gestões que por ali passaram fizeram um trabalho com muita dedicação. Quero deixar uma enorme salva de palmas pela história construída e por tudo que foi conquistado. Um orgulho que leva a cidade de Novo Hamburgo por onde passa”, finalizou o vereador.
Assista à sessão solene na íntegra: