Câmara aprova moção em apoio ao Dia do Orgulho LGBTQIA+
“Mesmo com os avanços na conquista de direitos, a população LGBTQIA+ ainda é marginalizada e excluída dos espaços educacionais, sociais e políticos, por conta do preconceito e discriminação”, salienta Brizola. O vereador lembra que Novo Hamburgo conta também, desde 2016, com o Dia Municipal de Combate à Homofobia, celebrado em 17 de maio. “O reconhecimento e o respeito às diversidades e à pluralidade constituem um pilar fundamental na consolidação da democracia”, sustenta o parlamentar.
Na tribuna, Enio Brizola lamentou ainda ter que acompanhar tristes notícias de intolerância e discriminação. “Ainda hoje pessoas são espancadas por não terem suas orientações sexuais aceitas. Pessoas trabalhadoras, religiosas, que pagam seus impostos, mas que são perseguidas e mortas. Vamos gastar energia procurando viver em paz e em harmonia. E, claro, lutando por políticas públicas e por ampliação de direitos de toda uma comunidade que, muitas vezes, vive à margem da sociedade”, reforçou.
Cópias da Moção nº 54/2021, que leva ainda as assinaturas dos vereadores Fernando Lourenço (PDT), Gustavo Finck (PP) e Joel Gross (PSDB), serão endereçadas à prefeita Fátima Daudt e ao secretário municipal de Desenvolvimento Social, Eliton Ávila.
O que é uma moção?
A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de determinado projeto no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.