Autoridades e comunidade lotam Palácio 5 de Abril para dar último adeus ao vereador Sergio Hanich

por Tatiane Souza última modificação 13/04/2022 17h47
12/04/2022 – Instituições, entidades, personalidades políticas e públicas, colegas, amigos e familiares. Muitas foram as homenagens realizadas pelas mídias sociais ao vereador Sergio Hanich (MDB), que faleceu na noite de segunda-feira, 11, vítima de um infarto. O povo hamburguense lotou o Plenário Luiz Oswaldo Bender nesta terça, 12, para prestar suas últimas condolências ao “despachante da comunidade”, como costumava se intitular. O corpo do parlamentar partiu do Palácio 5 de Abril em cortejo até o município de Rolante, onde foi sepultado no final da tarde no cemitério Bampi, no jazigo da família Hanich. Serjão, 60 anos, deixou a esposa Cecília Olkoski, os filhos Daiane, Dienifer, Chaiane, Jaíne e Jonatan e seis netos.
Autoridades e comunidade lotam Palácio 5 de Abril para dar último adeus ao vereador Sergio Hanich

Foto: Liceo Piovesan e Maíra Kiefer/CMNH

De acordo com o presidente do Legislativo hamburguense, Cristiano Coller (PTB), o Aeroclube de Novo Hamburgo acompanhou a carreata e sobrevoou o cemitério, fazendo uma homenagem final ao vereador. Segundo Coller, amigos, familiares e políticos locais também acompanharam a cerimônia.

Leia mais: - De vendedor de picolé a vereador: a trajetória do Despachante da Comunidade 

- Morre aos 60 anos o vereador Sergio Hanich 

Confira alguns depoimentos:

Difícil momento. Foi com pesar que recebi a notícia de falecimento do vereador Sergio Hanich, 60 anos. O parlamentar foi líder de governo na gestão passada. Alegre e intenso, Serjão deixa um legado de serviços prestados à comunidade. Neste momento tão difícil, desejo muita força à família que ele tanto amava. Que Deus acalme os corações, proteja e guarde.” (Prefeita Fátima Daudt). 

"Ainda é difícil de acreditar, perdi um grande amigo. Vá em paz, Serjão Hanich. Meus mais sinceros sentimentos para toda a sua família e amigos. Quero sempre me lembrar de ti assim.” (Vice-prefeito, Márcio Lüders). 

A Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo lamenta, com pesar, a notícia do falecimento do vereador de Novo Hamburgo Serjão Hanich, um líder comunitário atuante por toda a comunidade hamburguense, que deixa um legado de lutas e conquistas ao longo de seus mandatos. Manifestamos nossos sentimentos a todos os familiares e amigos.” (Comusa). 

A Comur lamenta profundamente o falecimento do vereador Sergio Hanich – Serjão. Reiteramos o mais profundo pesar e nos solidarizamos neste momento de dor com seus familiares, amigos e colegas de partido.” (Comur – Companhia Municipal de Urbanismo). 

É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento do nosso companheiro, presidente em exercício e vereador Sergio Hanich. Neste momento de consternação, também informamos que o MDB declara luto oficial de 3 dias.” (MDB). 

Uma grande perda. O Serjão era um sujeito ímpar, conhecia como ninguém a Lei Orgânica do Município, um vereador combativo, um vereador lutador. Vá em paz meu amigo.”(Ex-secretário Municipal de Saúde, Naasom Luciano). 

"Realmente a vida é um sopro!! Perdi um colega de Câmara e um amigo na vida. Sergio Luis Hanich, você deixará saudades. Sempre foi um cara combatente, mas sempre amigo. Também deixará saudades devido ao seu jeito de falar. Tinha um dicionário próprio que era o " dicionário Serjes". Usava palavras que não existem no Google, entre elas: sisplamente, Bautolomeu, Feval, ressalsar. Vai com Deus, meu amigo Serjão!!!” (Presidente da Câmara, Cristiano Coller). 

O Comitesinos e suas entidades-membro comunicam, com pesar, o falecimento do vereador Sérgio Hanich, da Câmara de Novo Hamburgo, membro desta plenária na categoria Grupo II - Representantes da População - Legislativo Estadual e Municipal. Nossos sinceros sentimentos à toda a família e muito obrigado, Serjão, por todos os anos de contribuição e dedicação à bacia hidrográfica do Rio dos Sinos.” (Comitesinos). 

"O comando do 3º Batalhão de Polícia Militar de Novo Hamburgo se solidariza externando sentimentos de pesar de todos os policiais militares desta unidade, desejando força à família do Vereador Serjão Hanich, em especial ao neto Soldado Hanich." (Cilon Freitas da Silva - Ten Cel QOEM - Comandante do 3° Batalhão de Policia Militar)

"Muito triste com a notícia do falecimento do Vereador de Novo Hamburgo, Serjão Hanich. Mesmo em partidos diferentes, sempre tivemos uma relação de amizade, respeito e trabalho em conjunto pela população. Nossa cidade perde uma grande pessoa. Meus pêsames aos familiares e amigos." (Lucas Redecker - Deputado Federal)

"A APMNH lamenta a perda de uma figura pública que contribuiu para o Município, tando no Executivo quanto no Legislativo. Nossos sentimentos aos familiares." (Associação dos Procuradores do Município de Novo Hamburgo).

"(...) Era um parlamentar interessado e atuante nas matérias ligadas às políticas públicas municipais e sempre apoiou e incentivou as atividades promovidas pela Escola do Legislativo. Nossos sentimentos à família, aos amigos e eleitores do vereador". (Escola do Legislativo de Novo Hamburgo). 

"Nossa singela homenagem ao vereador Sergio Hanich, em sua última participação na nossa programação, em março, no Ponto e Contraponto. Ele faleceu ontem, aos 60 anos. Que Deus conforte a família e os amigos!” (Rádio ABC 103 FM). 

Com certeza será lembrado como uma personalidade atuante na história política de Novo Hamburgo, sempre lutando pelo melhor ao povo hamburguense.” (Associação dos Cabos e Soldados da Brigada Militar). 

"Descanse em Paz! Meus sentimentos aos familiares e amigos do vereador, bem como aos companheiros da Casa Legislativa de Novo Hamburgo e a toda a comunidade hamburguense." (Vereadora de Sapucaia do Sul, Gabriela Ortiz).

"Descanse em paz meu amigo. Sentirei sua falta. Meu mestre sempre. Nossa jornada não é de hoje. Não te direi um adeus, mas até breve." (Diretora Administrativa da Câmara de Novo Hamburgo, Adriana Selzer).

“Extremamente chocada e sem palavras. No dia em que seria mais uma sessão na Casa legislativa de Novo Hamburgo, fomos surpreendidos com a informação do falecimento do meu querido colega e amigo Sergio Hanich. Foi um homem único, com seu jeito de ser, que tive a honra de conhecê-lo. A vida é assim, um sopro, mas o Serjão honrou a sua posição e deixou o seu legado, fazendo o que gostava, cumprindo seus deveres e atribuições. Eu e meu gabinete deixamos nossas condolências aos familiares, colegas e amigos. Lamentamos a perda de um homem político, amigo, pai e esposo, ainda com sonhos para a vida. Sua morte deixa uma lacuna irreparável. Somente Deus para confortar os familiares neste momento de dor. Não temos palavras para expressar os nossos sentimentos. Pedimos a Deus que conforte o coração de sua esposa e de seus filhos. Romanos 6:8 diz, Aquele que crê em Deus, sofre, mas tem a esperança e a certeza de que a separação é por um breve período de tempo. E em João 14:1 diz, Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. 3 E quando eu for, e vos preparar lugar, verei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Que Deus abençoe grandemente a todos.” (Vereadora Lourdes Valim). 

Não dá para acreditar que essa foto foi tirada há poucas horas. Na tarde de hoje, em nossa reunião da Comissão de Obras, eu e nosso presidente, vereador Sergio Hanich, debatemos sobre a viabilidade de vários projetos a irem a plenário, falamos sobre vários outros assuntos e demos boas risadas. Estou devastado com a notícia de seu falecimento. Serjão era um grande amigo, um baita líder político que lutava pelo bem de nossa cidade. Meus sentimentos a toda família e que Deus conforte o coração de todos neste momento tão difícil.” (Vereador Raizer Ferreira). 

“Obrigado  Sergio Hanich - Essa foto simboliza a pessoa que foi, e que será lembrado para sempre. Vamos nos reencontrar e conversaremos muito. Até lá seguirei os teus conselhos e na tribuna serei um eterno aprendiz. Saudades meu amigo. A Câmata jamais será a mesma sem a sua presença. Sua voz já não ecoa nos corredores e o silêncio deixa um enorme vazio. Um até logo! Meu amigo, obrigado por tudo.” (Vereador Gustavo Finck). 

O Serjão era amigo da minha família, muito próximo do Darcy (in memoriam), minha filha Ingrid tinha um carinho, uma admiração enorme por ele. O Serjão era um ícone, com seu jeito bravo e alegre ao mesmo tempo. Quando chegava na Câmara todos sabiam "Oh! O Serjão chegou!". Passava nos gabinetes com o seu jeito muito particular, o "serjoles" de falar fazia todos caírem na risada. Nas sessões, era firme, claro e objetivo. Vai fazer muita falta na política, vou sentir a falta do meu colega e vizinho de gabinete. O Serjão era família, um ótimo pai, avô. Fez história e vai ficar para sempre nas nossas memórias e nos nossos corações. Vai em paz, Serjão! Serjão do povo, Serjão do Canudos, Serjão do Águia Branca. Faltam palavras. Um abraço bem apertado em toda a família. Vamos ficar com as melhores lembranças.” (Vereadora Semilda dos Santos – Tita). 

"É com pesar que me despeço do grande amigo Serjão Hanich. Nos conhecemos muito antes da política, e quis o destino que nos reencontrássemos como vereadores de Novo Hamburgo. Escolhi essa foto pois essa é a imagem que tenho dele e que guardarei na memória: sempre brincalhão e trabalhador. Serjão vai deixar saudades. Obrigado meu amigo.” (Vereador Fernando Lourenço). 

"Muito triste com a notícia do falecimento do Vereador de Novo Hamburgo, Serjão Hanich. Mesmo em partidos diferentes, sempre tivemos uma relação de amizade, respeito e trabalho em conjunto pela população. Nossa cidade perde uma grande pessoa. Meus pêsames aos familiares e amigos."(Deputado federal, Lucas Redecker).

Obrigado por cada aprendizado como teu colega na Câmara, por cada conselho e abraço amigo.” (Deputado estadual Issur Koch). 

A vida é um sopro, descansa em paz meu amigo, grande líder.” (Diretora da Comusa, Andrea Braun). 

"Não dá para acreditar, nosso querido amigo vereador Serjão Hanich faleceu hoje à noite, lamentável. Novo Hamburgo perde uma de suas maiores lideranças. Que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos, você deixou um grande legado, sentiremos muito a sua falta, descanse em paz meu amigo!” (Vereador Darlan Oliveira). 

"Perdemos nesta segunda-feira (11) uma grande liderança política de Novo Hamburgo. Com o coração apertado recebemos a notícia no Plenário, local onde Serjão defendeu suas ideias com muita força e determinação. Meus sentimentos aos familiares e amigos do querido amigo e colega Sergio Hanich.” (Vereador Ricardo Ritter – Ica). 

"A vida é imprevisível mesmo.Obrigada por ter sido uma referência na Câmara de um homem justo, de palavra e que sempre tratos todos com muito respeito. Fica a lembrança das risadas e das brincadeiras no estacionamento, perguntando que dia entra o pagamento. Vai com Deus!" (Chefe de RH da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, Sayuri Takagi).

"Hoje nos despedimos de um amigo querido, o vereador Serjão Hanich. Vá com Deus, meu grande amigo. Você sempre estará presente em nossos corações!” (Vereador Ito Luciano). 

Para os filhos do altíssimo a vida não é tirada, mas transformada. Hoje, perdemos um grande vereador, Serjão. Vá em paz, meu amigo!” (Vereador suplente Nor Boeno). 

Hoje no meio da alegria de ter assumido uma cadeira na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, representando os protetores de animais, recebemos uma notícia terrível com a morte do vereador Serjão. Apesar de algumas divergências políticas, sempre me recebeu com muita educação, com um humor característico dele e com toda sua experiência atuando no Legislativo, sempre me dava alguns conselhos. Rezo para que Deus console sua família e que descanse em paz.” (Vereador suplente Leandro Mello). 

Que notícia triste! Meus sentimentos à família e amigos do colega vereador Serjão. Descanse em paz! Que Deus conforte o coração dos familiares.” (Vereador Enio Brizola). 

"Meus sentimentos à família enlutada pela perda do amigo e colega Serjāo. Abraço extensivo à Todos Amigos e Familiares.” (Vereador Gerson Peteffi). 

Morreu o Serjão Hanich, vereador do PMDB de NH. Há uns dois meses eu, ele e o Fufa Azevedo ficamos conversando por umas duas horas depois de participar do Estação Hamburgo com o Rodrigo Steffen. Coisas que eu já pensava a respeito do Serjão se confirmaram: era o cara mais autêntico da Câmara dos Vereadores. Falava a linguagem da vila com o dono da mesa de snooker ou com um promotor público. Estava muito feliz por ter sido inocentado no caso da patrola e começado a repensar seus rumos políticos e sua relação com o cigarro. Fiquei verdadeiramente triste pela sua partida. Fica em Paz!” (Paulo Daniel Spolier). 

Invariavelmente a morte causa uma profunda tristeza nos familiares e amigos. Hoje foi um dia desses quando inesperadamente recebemos a notícia do falecimento do amigo Sergio Luis Hanich - Serjão. Ficam as lembranças de um homem comprometido com sua família, seus amigos, com o seu partido (MDB) e com a comunidade de Novo Hamburgo. Combativo, prestativo, leal, participativo sempre foram as suas características. Perdemos todos. Vá com Deus amigo e descanse em paz.”  (Paulo Kopschina). 

“Tu esperou que eu voltasse da minha viagem, para estar contigo na tua partida. Assim posso dizer que estive ao teu lado do início ao fim da tua trajetória na Câmara. Obrigada pelos ensinamentos nestes 14 anos de convivência de trabalho e amizade. Vai em paz, tu cumpriu tua missão com honradez. Que Deus nos dê forças para continuar a nossa missão.” (Coordenadora de gabinete do Serjão, Silvia da Silva Rosa).

Saiba mais sobre o vereador Sergio Hanich



registrado em: