Aumento de casos de dengue na região preocupam especialistas

por Tatiane Souza última modificação 29/09/2023 14h32
29/09/2023 - Após seis meses do último programa realizado pela TV Câmara NH, fevereiri deste ano, os casos de dengue em Novo Hamburgo cresceram. Até o mês de setembro, são mais de 3 mil notificações com 1.700 casos confirmados. Para reforçar o alerta para a doença, a jornalista Tatiane Lopes entrevistou, em um programa especial sobre o tema, a servidora da Vigilância em Saúde Julyana Sthéfanie Simões Matos e o coordenador do projeto de prevenção e combate à dengue da Universidade Feevale, Tiago Filipe Steffen. Você assiste ao Vitalidade pelo canal 16 da Claro e pelo YouTube da TV Câmara NH.
Aumento de casos de dengue na região preocupam especialistas

Josyane Cardozo/CMNH

Desde o início de 2023, a Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou quase três milhões de casos suspeitos e confirmados de dengue. O número supera o do ano anterior, que havia atingido cerca de 2,8 milhões. Os casos estão concentrados no Brasil, Peru e Bolívia. A preocupação gerada pelos órgãos de saúde são as taxas de mortalidade, foram registrados mais de mil óbitos na região no mesmo período. 

Uma das formas de prevenção da dengue é evitar e prevenir a proliferação do mosquito aedes aegypti. A realização de vistorias de pátios, limpeza de recipientes e descarte de objetos passíveis de se tornarem depósitos de água e a procriação do mosquito são fundamentais para esse controle. Entre as medidas adotadas, estão a utilização de roupas que possam minimizar a exposição da pele durante o dia, além de repelentes e inseticidas. Essas ações podem proporcionar alguns tipos de proteção às picadas. 

O Projeto de Prevenção e Combate à Dengue de Novo Hamburgo consiste em uma parceria entre a Universidade Feevale e a Prefeitura Municipal que, desde 2010, busca orientar e auxiliar a comunidade hamburguense sobre as medidas preventivas contra a dengue, além de realizar um trabalho de campo pelos bairros da cidade, orientando a população sobre a importância de manterem seus pátios limpos. Durante o bate-papo, o coordenador Tiago Filipe Steffen destacou a consciência individual de cada morador. “Todos nós somos responsáveis pela presença do aedes aegypti na nossa cidade, indiferente se município A ou B age de uma forma, todos têm de se unir para acabar com a água parada”. 

Já a servidora Julyana ressaltou a importância de informações corretas e de qualidade sobre a doença e sua transmissão: “É uma das melhores formas de gerenciamento de risco em saúde, independente do agravo que se trabalhe. Convido a população a agir conosco, auxiliando nessa da limpeza dos pátios, realizando uma inspeção semanal para evitar qualquer depósito de água, que pode ir de uma tampinha de garrafa, pneus, potes de flores e brinquedos infantis”, detalhou.

Assista ao programa na íntegra

Vitalidade

O Vitalidade é um programa sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes desde 2012. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.

*Texto de Josyane Cardozo, estagiária de jornalismo na Gerência de Comunicação da Câmara.


registrado em: