Aulas de defesa pessoal do Projeto Elas por Elas começam dia 9

por Maíra Kiefer última modificação 02/06/2021 00h50
27/05/2021 – A Procuradoria Especial da Mulher dará início no mês de junho ao Projeto Elas por Elas, em parceria com a Polícia Civil, para a capacitação de mulheres com orientações sobre defesa pessoal. O curso é uma iniciativa da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Novo Hamburgo (Deam) com apoio da Rede Integrada Laço Lilás. Com início previsto para o dia 9, quarta-feira, as aulas serão realizadas na sede da Deam (rua Júlio de Castilhos, 806). Nessa primeira rodada, serão abertas duas turmas, com seis alunas cada, na quarta-feira, às 14h, e na sexta-feira, às 18h.

As técnicas serão ensinadas por Cezar Nunes, instrutor e mestre em Hapkido que atua desde 2008 no treinamento de policiais. A arte marcial, de origem sul-coreana, é especializada em defesa pessoal. As inscrições podem ser feitas por meio do WhatsApp da Rede Lilás: (51) 3594-0560. Para os interessados em conhecer mais detalhes sobre a proposta, o lançamento do projeto será realizado na próxima terça-feira, 1º, às 14h, no Plenarinho da Câmara.

Dicas na TV Câmara

No mês de março, como parte da programação do Mês da Mulher, a TV Câmara gravou vídeo com dicas ensinadas pelo mestre Cezar e agentes da polícia. O registro foi feito na Praça da Bandeira, em frente à Deam, em virtude da pandemia.

Rede 

Desde 2017, os encontros presenciais da Rede Integrada Laço Lilás ocorrem na sede do Legislativo. Agora, em virtude da pandemia, o grupo tem definido as estratégias para o ano em reuniões virtuais, organizadas pela Procuradoria Especial da Mulher. Entre os integrantes estão a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Brigada Militar, Patrulha Maria da Penha, Centro de Referência e Atendimento Creas/Viva Mulher, Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher (Nadim) e Laços de Vida, ambos da Universidade Feevale, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher), Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher (Comdim) e dos Direitos e Cidadania do Idoso (CMDCI), Comissões da Mulher e da Criança e Adolescente da OAB/NH, Conselho Tutelar, Guarda Municipal e coletivos.

Em 2020, o grupo se engajou na luta pela implantação da Sala das Margaridas na sede da Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA). Pleiteada há um bom tempo, a proposta tomou forma após a aproximação da Rede Integrada Laço Lilás, Executivo e Polícia Civil. A demanda era antiga pelo fato de a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) não funcionar 24h. Com a ajuda de voluntários e esforços de várias entidades, o espaço já está equipado e funcionando desde o dia 8 de março. Mais informações sobre o trabalho desenvolvido podem ser acessadas no site redelilas.com.

registrado em: