Artesana Chocolates é homenageada pelos seus 30 anos

por Maíra Kiefer última modificação 25/07/2018 21h13
25/07/2018 - Uma homenagem pelos 30 anos da Artesana Chocolates, proposta pelo vereador Felipe Kuhn Braun (PDT), marcou a sessão plenária desta quarta-feira, dia 25. O autor do Requerimento n° 807/2018 destacou a importância da empresa na geração de trabalho e renda no Município.
Artesana Chocolates é homenageada pelos seus 30 anos

Thanise Melo/CMNH

“É uma alegria hoje ser o proponente desta homenagem. Uma empresa pode abrir sua sede em qualquer Município, e vocês escolheram Novo Hamburgo, levando o nome da cidade a vários lugares do mundo”, disse Felipe, lembrando que o carro-chefe da fábrica são os Beijos de Noia, chocolates apreciados por pessoas daqui e de fora do Estado e do país. Ele falou também em nome do PDT, Rede e PT. 

O vereador Gerson Peteffi (MDB) falou em nome de sua bancada e da vereadora Patricia Beck (PPS). O parlamentar destacou o fato de Novo Hamburgo ter uma marca de credibilidade no ramo do chocolate, que normalmente é atrelado a Gramado. Contudo, o vereador salientou que a Artesana pode se equiparar a qualquer outra empresa de excelência do mercado nacional. “O fator humano da Artesana, da recepção até o local onde é elaborado o chocolate, no qual Claudete Antunes Marques se esmera há nove anos em fazer o melhor, é um diferencial da empresa da família Heck”, concluiu Peteffi.

Fábio Heck, um dos proprietários, explicou a origem do nome da Artesana, a junção da expressão arte da Rosana, nome de sua mãe, fundadora da empresa ao lado do pai Walter. O homenageado relatou que ela deixou uma mensagem, seguida até hoje pelos filhos: “Façam produtos bons e de qualidade, sempre pensado no cliente”, disse Fábio. Ele complementou afirmando que os herdeiros e o pai estão fazendo a sua parte. “De alguma forma ela está aqui, eternizada.”

O trabalho com chocolates teve origem na necessidade de completar a renda para sustentar os quatro filhos. Na ocasião, Walter trabalhava como professor, e por gostar das palavras, batizou o principal produto com o nome Beijos de Noia, atualmente levado a vários cantos do mundo por visitantes que vêm à cidade e querem o souvenir doce. Além de Fábio, estavam presentes os seus irmãos Tiago e Luciano Heck. Eles receberam das mãos do presidente da Casa um quadro que parabeniza a empresa pelo aniversário. 

Professor Issur Koch (PP) contou aos presentes que sempre presenteia sua esposa com chocolates Beijos de Noia. Além disso, falou que sua filha aprecia os Beijos de Isa, que tem como ingrediente o doce de leite. Ao concluir, parabenizou os empresários pela ideia de valorizar a cidade ao batizar seu principal produto com o nome do Município.