Após remodelação, estúdio da TV Câmara NH recebe nome do repórter Antônio Mendes
A Resolução nº 3/2019, que define a denominação do local, foi idealizada pela Mesa Diretora do Legislativo, composta pelo presidente Raul Cassel (MDB), o vice Gerson Peteffi (MDB) e os secretários Gabriel Chassot e Cristiano Coller (ambos da Rede). Aprovada em segundo turno no dia 21 de outubro, a peça normativa determina que o novo nome permaneça exposto em quadro na entrada do ambiente de gravação. Localizado no quinto andar do Palácio 5 de Abril, o estúdio recebe a estrutura do canal institucional de televisão da Câmara de Novo Hamburgo.
Além de Cassel, estavam presentes os vereadores Chassot, Enio Brizola (PT) e Semilda dos Santos – Tita (PP) na atividade. O presidente destacou que a homenagem recebeu o aval de todos os parlamentares. “É um prazer conceder esse reconhecimento a uma pessoa benquista pela cidade, que foi representativo em seu tempo e que teve atuação no rádio, no jornal, no esporte, principalmente no nosso querido varzeano”, ressaltou o presidente.
Os filhos Adilson, Ariel e Nilson, os irmãos Angenor e Nicanor e o sobrinho João Francisco Mendes acompanharam a solenidade de descerramento da placa. “Meu pai deixou um legado para Novo Hamburgo. Nos ensinou sobre ética e moral. Independente da ideologia política, todos o queriam bem e esse é o segredo da vida: conviver com as divergências e ser verdadeiro. Agradeço por essa homenagem com muita emoção”, ressaltou Adilson Osvaldo Mendes. Antônio também é pai de Edilson, Elmar e Tiago Muriel.
A emissora é responsável pela transmissão das sessões plenárias e por divulgar ações realizadas pelo Legislativo. A programação pode ser assistida às segundas, terças e quintas-feiras, das 17h às 22h, e às quartas e sextas, das 13h às 20h, pelo canal 16 da Net e pelo portal.camaranh.rs.gov.br. Os conteúdos também são disponibilizados nas páginas oficiais da TV Câmara no Facebook, desde 2017, e no YouTube, há mais de oito anos. No endereço youtube.com/tvcamaranh, a população tem acesso a reportagens institucionais e programas produzidos pelo canal do Legislativo, que também abordam outros assuntos de interesse público envolvendo educação, saúde e cidadania.
Histórico
Iniciada em 11 de abril de 1996, na administração do então presidente Luiz Carlos Schenlrte, a TV Câmara de Novo Hamburgo foi pioneira no estado. Nos primeiros tempos, as sessões eram gravadas e, posteriormente, transmitidas pela Net. Em 2002, as reuniões dos vereadores em plenário passaram a ser transmitidas ao vivo, o que ocorre até hoje. A partir de 2005, a TV Câmara passou a desenvolver sua própria grade, com entrevistas, programas culturais e reportagens sobre assuntos de interesse da comunidade. Em maio de 2011, além da exibição no canal por assinatura, a TV do Legislativo hamburguense passou a ser transmitida também pela internet, no portal da Câmara. Desde novembro deste ano, as exibições ao vivo são feitas via YouTube.
Repaginação dos cenários
Para a reformulação dos cenários, foi despendida uma soma de R$ 8.094,56, contando a contratação de marcenaria para a criação e execução de painel de MDF móvel, que pode ser utilizado em feiras e eventos externos, e de seis estruturas de encaixe para colocação de imagens, além de ajustes na mesa do estúdio. Nesse valor, está incluída também a impressão de adesivos de grande formato e a compra de tinta para chroma key. As imagens e as artes foram produzidas pela equipe de comunicação da Casa, não gerando custos extras aos cofres do Legislativo.
Logo
Em outubro de 2018, a emissora inaugurou sua nova identidade visual. Com aspecto mais contemporâneo, com linhas simples e sem excessos, o logo faz referência ao Monumento ao Sapateiro, obra do artista Flávio Scholles em homenagem aos funcionários da indústria calçadista e um dos principais ícones da cidade. Para a criação do novo símbolo da emissora, também não houve necessidade de contratação de agência ou de profissionais externos.
Concebido por funcionários da Assessoria de Comunicação, essa é a terceira marca adotada pela TV Câmara desde sua fundação. O canal começou a funcionar com um logo fortemente identificado com o Parlamento. Uma representação de vereadores, obra do artista Luís Carlos Ribeiro, exposta na fachada do prédio da Câmara, inspirou a criação da primeira identidade visual. Após 12 anos, foi substituído por um logo com uma relação maior com a cidade de Novo Hamburgo, no qual apareciam prédios e o vale, com a utilização de mais cores.