Alunos da escola Machado de Assis aprendem sobre cidadania em palestra do Projeto Vereador Mirim
O Projeto Vereador Mirim, voltado para alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino, tem por objetivo incentivar a participação do jovem na política, fazendo com que os estudantes compreendam o papel do Poder Legislativo Municipal e tenham conhecimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira. Na palestra, a diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina P. Seitenfus Hagen, fala sobre direitos e deveres, divisão dos poderes, atribuições dos vereadores e a importância da participação dos cidadãos da vida política da cidade, Estado e País.
Confira o cronograma do Projeto Vereador Mirim 2019
Saiba mais sobre o Projeto Vereador Mirim
Acesse a Revista do Vereador Mirim 2019
Felipe Kuhn Braun (PDT) recepcionou a escola e contou que é o vereador mais novo da atual legislatura. “É com muito entusiasmo que estamos aqui lutando por diversas demandas da cidade”, disse. O vereador, que é presidente da Comissão de Educação da Casa, ressaltou que o Vereador Mirim também aborda conceitos de cidadania. “Vocês vão descobrir na palestra e na visita institucional como as ideias se tornam projetos de lei e indicações ao Executivo. Com certeza, multiplicarão na escola, no bairro e na família os conhecimentos adquiridos hoje. Estamos sempre em um eterno aprendizado. Conhecimento nunca ocupa espaço e é importante para a trajetória pessoal e profissional de vocês”, destacou. Felipe encerrou sua fala apontando a importância de as mulheres estarem, cada vez mais, inseridas na política.
“Vocês nos alegram de estarem aqui hoje, aprendendo fora da sala de aula, com o auxílio dos professores, como funciona o Poder Legislativo. Aqui é uma extensão da casa de vocês. Entender o caminho das ideias até que se tornem leis é fundamental. As escolas têm aproveitado muito este momento e vocês estão tendo a oportunidade de aprender, desde cedo, a importância da participação popular. Só podemos cobrar se participamos, se conhecemos a causa. Estudem, o conhecimento nunca pode ser retirado de nós”, aconselhou a vereadora Semilda dos Santos – Tita (PP), também integrante da Comissão de Educação da Casa, durante sua fala aos estudantes.
Professora de apoio pedagógico e anos iniciais da EMEF Machado de Assis, Vanessa Rodrigues da Silva salientou que o projeto faz com que os estudantes entendam que a política é um ato que todos praticam e que mesmo crianças podem ser protagonistas. “É importante porque a ação aproxima desse conceito que parece tão distante, mas que não está longe da realidade deles. Política não é um bicho de sete cabeças”, comparou. A docente disse que os alunos estão animados em participar do projeto, principalmente porque consideram o vereador uma figura muito importante para o Município. “Eles estão se sentindo importantes também”, afirmou.
Também participante da palestra, a aluna Isadora Ribeiro está muito interessada na iniciativa. Ela destacou que, se for vereadora mirim, atuará na melhoria das questões ambientais da cidade, como na educação e conscientização dos cidadãos para não queimarem nem jogarem lixo no chão.
“Aproveitem este momento. Hoje é o primeiro passo de um trabalho que terá desdobramento na escola”, frisou a assessora do Ensino Fundamental da Região Norte da secretaria de Educação, Suellen Peres. Ainda representando a Smed, o assessor técnico-pedagógico, Dionísio Hatzenberger, aproveitou o momento para destacar aspectos fundamentais da evolução da vida em sociedade, trazendo uma visão histórica sobre a política.
Aplicativo sobre iluminação pública
Os alunos do 3º ano da escola também prestigiaram a palestra. Segundo a professora Adriana Weber, titular da turma, mesmo sem participar do Projeto Vereador Mirim, eles vieram conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelos parlamentares porque estão desenvolvendo um aplicativo na aula de informática com o objetivo de comunicar diretamente à secretaria de Obras do Município problemas relacionados à iluminação pública.
Após a palestra, os estudantes realizaram uma visita institucional pelos andares da Câmara, onde conheceram os gabinetes dos vereadores, os setores administrativos e a TV Câmara.
Estágios do projeto
Após a participação das sete escolas na etapa de palestras, terá início a fase nas escolas, na qual o material pedagógico elaborado pela comissão de apoio, formada por servidores da Casa e da Smed, é trabalhado em sala de aula, culminando na eleição dos vereadores mirins.
Cada escola possui autonomia para definir seu processo eleitoral e eleger dois representantes e um suplente. Em seguida, é realizada uma cerimônia de diplomação. Por fim, os vereadores mirins se reúnem no Plenário Luiz Oswaldo Bender e apresentam seus projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências solicitando melhorias para suas escolas, seus bairros e o Município como um todo.
A novidade este ano será a oficina de capacitação destinada aos professores responsáveis pela proposta nas escolas. “O intuito é que eles estejam melhor preparados para auxiliar os alunos no momento de elaboração das proposições legislativas, que serão apresentadas na Sessão do Vereador Mirim, prevista para 29 de outubro”, explicou a diretora Maria Carolina.