Adiada por 15 dias votação de programa para adoção de placas informativas

por Maíra Kiefer última modificação 23/06/2021 21h36
23/06/2021 – A proposta que cria o programa Placa Legal, com votação em primeiro turno programada para esta quarta-feira, 23, teve novo pedido de vista de 15 dias aprovado pelos vereadores. A solicitação para adiar a apreciação do substitutivo apresentado por Gustavo Finck (PP) foi feita mais uma vez pelo líder de governo Ricardo Ritter – Ica (PSDB).
Adiada por 15 dias votação de programa para adoção de placas informativas

Foto: Jaime Freitas/CMNH

A iniciativa viabiliza o estabelecimento de parceria entre poder público e iniciativa privada para a adoção de placas informativas na cidade. Os conteúdos seriam especialmente direcionados para a divulgação de campanhas e ações de interesse público, reforço nas sinalizações turísticas, culturais e paisagísticas e prevenção a atos de violação como o descarte irregular de resíduos, abandono de animais, uso irregular de bens públicos e degradação ambiental e urbanística. Finck acredita na adesão ao programa devido à possibilidade de as entidades adotantes exporem suas marcas nas placas, o que deverá ser regrado pela Prefeitura no termo de parceria.

Leia mais: Substitutivo que cria programa para adoção de placas informativas em Novo Hamburgo está em vista de 15 dias

Ica afirmou ter receio que a parte da propaganda da empresa apoiadora se sobreponha à finalidade do conteúdo informativo. O autor da matéria defendeu que trata-se de uma ideia para viabilizar a divulgação de campanhas, sem interferir nas sinalizações de trânsito existentes, por exemplo, como também mostrou preocupação o parlamentar tucano.  

Leia na íntegra o Substitutivo nº 5/2021.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

registrado em: ,