Aberto oficialmente o 1º Acampamento Farroupilha de Canudos
O primeiro-secretário da Mesa Diretora, Enio Brizola (PT), e os vereadores Cristiano Coller (Rede), Enfermeiro Vilmar (PDT), Gerson Peteffi e Sergio Hanich (ambos do MDB) participaram da abertura. A servidora Carolyne Andersson também representou a Procuradoria Especial da Mulher.
O evento teve ainda a presença do prefeito em exercício de Novo Hamburgo, Antônio Fagan, do secretário de Cultura, Ralfe Cardoso, da consultora comercial do Senac Novo Hamburgo, Jéssica Bartikoski, e a agente de atendimento ao cliente do Sesc hamburguense, Lisiane Borchatt da Silva.
Na abertura, houve também a chegada da centelha da Chama Crioula, trazida à cerimônia por cavalarianos. O Fogo Simbólico havia sido aceso na cidade de Iraí, no último dia 10 de agosto, e, no Município, estava no CTG Terra Nativa, também em Canudos.
Discursos
Em discurso, Brizola salientou a força do evento para unir a comunidade do Município. “Gostaria de saudar o patrão, colegas vereadores presentes, por este acampamento aqui realizado. Sem dúvida, o maior orgulho é termos um CTG aberto à comunidade, e tenho certeza que o Essência realiza este trabalho. A Câmara se orgulha de apoiar este projeto e de construir uma relação sólida com os apoiadores desta ação”, comentou o primeiro-secretário.
O patrão do CTG, Edmilson Fraga, agradeceu o trabalho conjunto e a mobilização para o sucesso do evento. “Obrigado a todos que auxiliaram de alguma forma para que este sonho se tornasse realidade. Este é um evento para o povo do Essência, mas também para a comunidade de Canudos e de toda a região”, disse.
Para ele, o apoio da Câmara foi fundamental. “Tivemos o suporte total do Legislativo para a realização do Acampamento Farroupilha. É um orgulho para nós ter a Câmara como parceira nesta ação, enquanto instituição”, reforçou Edmilson.
Também em discurso, Carlos Alberto Moser, coordenador da 30ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), desejou sucesso ao Acampamento Farroupilha canudense. “Que a população prestigie esta iniciativa tão importante para a preservação de nossas tradições. Vida longa ao CTG Essência da Tradição”, afirmou.
Moser também fez um agradecimento especial a dois integrantes do Essência, e membros da Guarda de Honra da Chama Crioula em 2018, José Dias Portal e Sérgio Atanásio de Almeida.
A vice-presidente de Finanças e Patrimônio do Sindilojas Novo Hamburgo, Nelci Eliseti Horst Silva, salientou a importância do apoio prestado ao evento. “Para nós, é uma grande satisfação participar deste acampamento, que ocorre pela primeira vez. Temos certeza que foi realizado um excelente trabalho, pois a estrutura daqui é grandiosa e o evento é algo que envolve a comunidade”, ressaltou.
Após os discursos, foi realizado um jantar-baile com os grupos Marcas do Rio Grande, Campereadas, Geração Fandangueira, Essência e Zezinho do Acordeon. A programação segue até quinta-feira, 20, quando ocorre o Desfile Farroupilha (confira a seguir).
Segunda-feira (17)
9h30min às 11h – Demonstração de artigos campeiros para escolas
13h30min às 16h – Danças tradicionais para escolas
20h30min – Tertúlia com Talentos da Casa
Terça-feira (18)
09h às 11h e 13h30min às 16h – Recreação para crianças de escolas (Sesc)
20h – Trova, causos e poesias – Jantar no Acampamento
Quarta-feira (19)
09h às 11h – Oficina de Vaca Parada para escolas
13h30min às 16h30min – Danças tradicionais para escolas
20h30min – Jantar no Acampamento, com organização do Grupo de Cavalgada
21h30min – Música ao vivo no Galpão do CTG
Quinta-feira (20)
Manhã – Participação no Desfile Farroupilha
12h – Almoço (churrasco) a preços populares
14h30min – Música ao vivo
18h – Extinção da Chama Crioula e encerramento dos festejos