5ª edição do Domingo por Elas leva informações sobre violência de gênero ao bairro Canudos

por Tatiane Souza última modificação 22/08/2022 22h19
22/08/2022 – Ela foi espancada, teve o braço quebrado, o rosto desfigurado e foi presa dentro do quarto enquanto o agressor – o marido – saia para buscar uma arma e terminar de matá-la. Ninguém ouviu os gritos de dor e desespero, mas por obra do destino, Rosa (nome ficitício) conseguiu se arrastar até o portão. Ela teve a história roubada, os sonhos destruídos e o coração despedaçado. Ainda com lágrimas nos olhos e as mãos trêmulas, hoje ela se esconde em Novo Hamburgo, e poucos sabem da sua trajetória de coragem, luta e superação dia após dia. O que aconteceu com essa senhora, negra, classe social e escolaridade baixa é o que também acontece com muitas mulheres brasileiras. O Domingo por Elas, evento promovido pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Novo Hamburgo e pela Rede Integrada Laço Lilás, foi idealizado como uma ação de enfrentamento à violência doméstica. A quinta edição, promovida em 21 de agosto, no bairro Canudos, levou informações que podem combater essa realidade.
5ª edição do Domingo por Elas leva informações sobre violência de gênero ao bairro Canudos

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Rosa estava presente no Domingo por Elas. E, mesmo de forma anônima, encoraja outras mulheres que passaram ou passam por uma história de vida parecida com a sua a denunciar o agressor, procurar instituições e entidades especializadas e buscar reestruturar suas vidas. O que aconteceu com Rosa não é exceção. Ela foi vítima de violências múltiplas e só não teve um desfecho mais trágico porque fugiu da sua cidade de origem, sem deixar pistas (e nem rastros). 

Leia mais: Entidades oferecem serviços e informações na 4ª edição do Domingo por Elas 

Conforme o Anuário Brasileiro de segurança Pública de 2022, praticamente todos os indicadores relativos à violência contra mulheres apresentaram crescimento no último ano. Houve um aumento de 3,3% na taxa de registros de ameaça, e crescimento de 0,6% na taxa de lesões corporais dolosas em contexto de violência doméstica entre 2020 e 2021. Os registros de crimes de assédio sexual e importunação sexual cresceram 6,6% e 17,8%, respectivamente. Ainda segundo o documento, entre 2020 e 2021, houve uma queda de 3,8% na taxa, por 100 mil mulheres, dos homicídios femininos. No caso dos feminicídios, a queda foi de 1,7% na taxa entre os dois anos. Mesmo com a variação, os números ainda assustam: nos últimos dois anos, 2.695 mulheres foram mortas pela condição de serem mulheres – 1.354 em 2020 e 1.341 em 2021. Além disso, 37,5% das vítimas são brancas e 62% são negras. 

Servidora responsável pela Procuradoria, Carolyne Andersson agradeceu a todos que colaboraram para tornar a 5ª edição do Domingo por Elas possível e àqueles que participaram levando para o bairro informações e serviços necessários à comunidade. Ela destacou que ainda em 2022 deve ser realizada mais uma edição do evento, possivelmente na região dos bairros Petrópolis/Primavera. “É um evento para toda a família, conscientiza dos serviços que temos no município, explica como acessá-los e traz importantes informações. Tudo isso em um domingo, um dia no qual a comunidade está em casa, não trabalha, e pode participar. As crianças também adoram”, ressaltou a servidora, ao informar que, em 2023, a ação será realizada com mais frequência e também aos sábados. 

O evento Domingo por Elas acontece de forma itinerante em diversos bairros do município. Essa edição foi especial e integra o Agosto Lilás, mês dedicado à divulgação da Lei Maria da Penha e a ações de enfrentamento à violência de gênero. 

Procuradora Especial da Mulher, Semilda dos Santos – Tita (PSDB) fez uma avaliação do evento destacando a presença da comunidade. “Nosso objetivo é divulgar para as mulheres em geral como podemos ajudar em relação à violência doméstica – a mulher, a criança, o idoso e até o pai. E em relação à drogadição, que também está em alta e destruindo muitos lares. Não queremos uma cracolândia em Novo Hamburgo e, por isso, precisamos ajudar as famílias. Esse evento só é possível porque temos tantas entidades e pessoas que se engajam de forma voluntária. Estamos aqui, no bairro, para mostrar para nova geração que nós, políticos, trabalhamos, auxiliando a população no que ela precisar, afinal todos pagam impostos. E que podemos fazer a diferença em Novo Hamburgo. Estamos plantando a semente com esse evento, trabalhando as famílias, e um dia este fruto será colhido”, finalizou a parlamentar. 

Famílias inteiras participaram da ação. Os cidadãos puderam fazer o cadastro único, para acessar os serviços de assistência social do município, usufruir de serviços de saúde oferecidos pelo Cartão de Todos, participar de um brechó beneficente a preços acessíveis, assistir a apresentação da Banda da Brigada Militar, cortar o cabelo gratuitamente com o barbeiro Jonatas dos Santos, da barbearia Vintage Barber Shop, do bairro Canudos, e com a cabeleireira Natália Duarte, do salão Bellas Espaço de Beleza, do bairro Primavera.Eu sou aqui da vila, me convidaram para fazer parte do evento e eu aceitei. Nós estamos aqui para ajudar. Isso é empatia, ajudar o outro sem cobrar nada. Esse é o valor de verdade e não o preço”, disse o voluntário. 

Também estavam presentes a guarnição da Patrulha Maria da Penha, a Banda da Brigada Militar, a guarnição da Guarda Municipal, a AME NH – Agência Municipal de Emprego, o Rotary Club Inclusão Novo Hamburgo e a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres de Novo Hamburgo, representada por Eliana Benkenstein. 

 

 

Contribuíram com doações e serviços para a realização do evento: 

- Padaria Santa Maria, Campo Bom
- Sicredi Nova Petrópolis (doação de copos e guardanapos)
- Mercado do Gaúcho, bairro Boa Saúde (doação de refrigerantes)
- Sacolão Feira da Fruta, bairro Boa Saúde (doação de verduras)
- Bebedouros e Brinquedo Inflável da Comusa
- Prefeitura de Novo Hamburgo (cedência de carro de som para divulgação)
- Secretaria de Desenvolvimento Social de Novo Hamburgo (cedência da Van)
- Igreja Pentecostal “Obra de Amor e Fé” (cedência do espaço) 

Após o evento, as doações que sobraram foram destinadas ao Desafio Jovem Feminino Gideões Alpes do Vale de Novo Hamburgo. A vereadora Lourdes Valim (Republicanos) também acompanhou a atividade.

Anuário de Segurança Pública na íntegra 

Laço Lilás

Criada em 2017, a Rede Integrada Laço Lilás reúne entidades voltadas para o atendimento a vítimas de violência de gênero. O grupo tem como meta fazer Novo Hamburgo recuar na lista de líderes de ocorrências no Estado. Com encontros promovidos na sede do Legislativo e organizados pela Procuradoria Especial da Mulher, a rede é composta pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Brigada Militar, Patrulha Maria da Penha, Centro de Referência e Atendimento Creas/Viva Mulher, Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher (Nadim) e Laços de Vida, ambos da Feevale, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher), Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher (Comdim) e dos Direitos e Cidadania do Idoso (CMDCI), Comissões da Mulher e da Criança e Adolescente da OAB/NH, Conselho Tutelar, Guarda Municipal e coletivos femininos. Siga no Instagram: @rede_lilas.

 

 

registrado em: