1° Festival Internacional de Música recebe reconhecimento do Legislativo

por Luís Francisco Caselani última modificação 08/08/2023 00h08
07/08/2023 – Em julho, o município recebeu o 1° Festival Internacional de Música de Novo Hamburgo (Femusik). Entre os dias 22 e 30, a cidade pôde prestigiar artistas de diferentes partes do mundo em apresentações totalmente gratuitas. Com mais de 360 inscritos, os músicos se apresentaram no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, na Fundação Ernesto Frederico Scheffel e no Teatro Feevale. A iniciativa foi reconhecida pela Câmara nesta segunda-feira, 7, em moção redigida pelo vereador Gerson Peteffi (MDB) e aprovada por unanimidade.
1° Festival Internacional de Música recebe reconhecimento do Legislativo

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

O evento contou com a participação de grandes nomes da cena musical da cidade. A abertura foi realizada pela Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, em conjunto com os alunos do Núcleo de Orquestras Jovens. Ao longo dos nove dias, foram propostas atividades como recitais, concertos e concursos de jovens solistas e para a composição de orquestra de sopros. Na justificativa para o reconhecimento, Peteffi mencionou o alto nível das apresentações, o engajamento dos jovens e a visibilidade obtida com a realização do festival e a presença de artistas renomados. Foi uma semana de artes e aprendizado que levou Novo Hamburgo a um patamar diferenciado. O Femusik vai ser consagrado como um evento tradicional da cidade”, avaliou.

Leia também: Parlamento parabeniza ações do Núcleo de Orquestras Jovens

Aprovada nesta segunda-feira, a Moção n° 54/2023 será encaminhada ao secretário municipal de Cultura, Ralfe Cardoso. O gestor, inclusive, teve seu trabalho elogiado por diversos vereadores. Ricardo Ritter – Ica (PSDB) comentou sobre a valorização e a preservação do caráter histórico do bairro Hamburgo Velho. Tita (PSDB) enalteceu o olhar para as crianças e adolescentes, assunto que também permeou a fala de Enio Brizola (PT).

A cultura está chegando lá na ponta. Temos vários projetos acontecendo no bairro Boa Saúde, no Santo Afonso. É gratificante ver o esforço da secretaria. E todas essas iniciativas trazem retorno econômico para o município. A cultura é geradora de trabalho e renda e é um dos segmentos que mais cresce no país”, salientou o parlamentar.

Muitas pessoas criticam os investimentos em cultura, não valorizam os eventos da nossa cidade, mas acabam indo a municípios vizinhos para acompanhar suas festas típicas. O secretário Ralfe tem feito um grande trabalho, movimentando a nossa cadeia produtiva e a nossa rede hoteleira”, reforçou Cristiano Coller (PTB).

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

registrado em: