Parlamento parabeniza ações do Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo
Em 2023, o projeto ganhou um novo capítulo, ampliando suas atividades para outros oito polos e contemplando novos bairros. O principal objetivo da iniciativa é implementar aulas em 54 locais, que receberão cerca de 25 instrumentos, como violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. O grupo participou recentemente do concerto de abertura do 1° Festival Internacional de Música de Novo Hamburgo ao lado da Orquestra de Sopros do município.
Autora da moção, Tita destacou o empenho e dedicação dos profissionais envolvidos com o projeto. Além disso, a parlamentar relatou os benefícios gerados para a comunidade por meio de ações como essa. “Através da música, esses jovens têm encontrado um caminho para o desenvolvimento de habilidades fundamentais para suas vidas pessoais e profissionais. Em vez de estarem desocupados, ocupam um espaço educacional para aprender música. E a música desenvolve sentimento e sensibilidade.”
Aprovada nesta quarta-feira, a Moção n° 52/2023 será encaminhada ao secretário municipal de Cultura, Ralfe Cardoso.
O que é uma moção?
A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.