Comissão de Educação reforça reivindicação do IFSul por nova sede

por Jaime Freitas última modificação 13/11/2023 23h12
13/11/2023 – Na última semana, a Comissão de Educação da Câmara (Coedu) reuniu-se com o diretor do câmpus Novo Hamburgo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Marcus Ribeiro. No encontro, o professor externou a busca por uma nova sede para a unidade. O imóvel pretendido, uma área desocupada de propriedade da Trensurb seis vezes maior que o espaço atual, permitiria a abertura de novos cursos e a ampliação do corpo estudantil de 300 para 1,2 mil alunos. Favoráveis ao pleito, o presidente da comissão, Felipe Kuhn Braun (PP), a relatora Lourdes Valim (Republicanos) e o secretário Enio Brizola (PT) elaboraram uma moção de apoio. O documento foi aprovado pelos demais vereadores na noite desta segunda-feira, 13.
Comissão de Educação reforça reivindicação do IFSul por nova sede

Foto: Maira Kiefer/CMNH

Inaugurado em 2014, o polo hamburguense é o menor e mais recente dos 14 câmpus do IFSul espalhados pelo estado. Instalado em uma área de aproximadamente 4 mil metros quadrados, a instituição de ensino tem suas possibilidades de ampliação limitadas, o que impede seu crescimento. Além do maior espaço – são cerca de 26 mil metros quadrados –, o imóvel requerido também está situado em local de mais fácil acesso, próximo à estação Santo Afonso.

"Essa manifestação é uma forma que encontramos para fazer vários encaminhamentos aos diferentes entes envolvidos de diferentes esferas de governo, como ao Executivo de Novo Hamburgo, à Assembleia Legislativa e à empresa Trensurb, do governo federal", relatou o presidente da Coedu, Felipe Kuhn Braun.

"O IFSul é uma escola técnica de alta qualidade, de ensino público de qualidade e 100% gratuito. Presta um serviço essencial na formação do ensino técnico que, atualmente,  é tão necessário, ajudando a promover o desenvolvimento econômico de nossa cidade", destacou o secretário do colegiado, Enio Brizola.

 Leia também: IFSul pleiteia área da Trensurb para ampliação de sua sede

No texto da Moção nº 85/2023, os parlamentares comentam que as tratativas entre as partes já estão avançadas e apontam o benefício da cessão do terreno também para a Trensurb, que abriria mão da manutenção de uma área desocupada. Com a aprovação em plenário, o documento será agora enviado ao governador Eduardo Leite, à prefeita Fátima Daudt, à secretária municipal de Educação, Maristela Guasselli, ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin, ao diretor-presidente da Trensurb, Fernando Marroni, e à presidente do Conselho de Administração da empresa metroviária, Mariana Moya de Oliveira.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.