Vila Diehl deverá ter rua chamada Joaquim Marques Pereira

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h03
19/06/2012 - Joaquim Marques Pereira, padeiro português que se instalou em Novo Hamburgo, será nome de rua. O Projeto de Lei nº 52/2012, de autoria do vice-presidente da Casa, Ricardo Ritter – Ica (PDT), que trata da denominação da rua 7 da vila Diehl, foi aprovado em primeiro turno por unanimidade na sessão desta terça-feira, 19.

 

A via, ainda sem denominação oficial, inicia-se na rua Artur Momberger e segue na direção sudoeste, ocupando o quadrante B/14 do mapa da cidade. Leia aqui a proposta completa. 

Biografia

Joaquim Marques Pereira nasceu em 10 de fevereiro de 1935 em Portugal. Em 1949, quando tinha 14 anos,veio para o Brasil. A história de como ele trocou a pequena Alquerubim, uma colônia rural, por Novo Hamburgo, é inusitada: seu tio Isaias Pereira, imigrante já estabelecido com a Padaria Brasil no centro da cidade, voltou à terra natal para recrutar um dos sobrinhos. Aqui, Joaquim casou-se com a hamburguense Hilaria Pereira, teve cinco filhos e oito netos. Durante quatro décadas, ganhou a vida em meio às fornalhas.