Vereadores visitam a Zero Grau e avaliam estande coletivo de Novo Hamburgo
Em virtude da importância do evento para os empreendedores do Município, uma comitiva do Legislativo acompanhou de perto nesta quarta-feira, dia 20, o investimento do Poder Executivo no estande coletivo. Visitaram o local o presidente do Legislativo, Antonio Lucas (PDT), acompanhado do vice Naasom Luciano (PT) e do vereador Sergio Hanich (PMDB). Lucas antecipou aos expositores hamburguenses que gostaria que eles pudessem fazer um relato e um balanço das feiras durante uma sessão plenária.
O grupo de parlamentares hamburguenses se reuniu com Pletsch, com Lotario Seevald, presidente da Câmara Municipal de Estância Velha, e com o vereador estanciense Luciano Kroeff. Durante o encontro falaram sobre o crescimento da Zero Grau, que deverá ser equivalente ao Salão Internacional do Couro e do Calçado - SICC em 2014, conforme Pletsch, e sobre o projeto de modernização da Fenac.
Estande coletivo
Os parlamentares percorreram os estandes e conversaram com uma série de expositores de Novo Hamburgo. O presidente Antonio Lucas citou o caso de pequenos empresas que renovaram todo o equipamento de produção para tornar o produto mais competitivo e atraente. Conforme ele, isso só foi possível graças à visibilidade proporcionada pela participação nas feiras calçadistas. Esse foi o caso da Catri Bolsas, conforme expositor Emilio Becker, que renovou as modelagens, materiais e inclusive cartela de cores e padronagem para atender o mercado consumidor. Lucas comentou que parte do aprimoramento foi proporcionado por cursos do Sebrae. O expositor Mauro dos Santos Pereira, da Vila Get, que trabalha com material reciclado e faz um trabalho social, revelou que também fez alterações em seus produtos e se adaptou às tendências.
O presidente da Câmara declarou que a procura de lojistas e os contatos para futuras vendas, inclusive para o Exterior, permitiram que os empreendedores hamburguenses tivessem mais segurança em melhorar seus produtos. Nesta edição da Zero Grau, estão participando 35 importadores de 12 países, entre eles, Austrália, Rússia, Angola, Equador, Estados Unidos e Uruguai.
Naasom Luciano considerou produtiva a visita à feira, especialmente para os vereadores fazerem uma avaliação do retorno do investimento que o Executivo está fazendo no Estande Coletivo da Prefeitura de Novo Hamburgo. A liberação do recurso, através de projeto de lei, passa pelo plenário da casa legislativa hamburguense. Em 2013, a Lei Municipal n° 2548 destinou R$ 1 milhão e 750 mil para participação de empresas locais em eventos do setor coureiro calçadista. Segundo ele, ver na prática de que forma os valores estão sendo empregados é parte do papel dos parlamentares. Para ele, o espaço está bem estruturado e organizado. Naasom disse ainda que empresários relataram que essa foi uma das melhores feiras de que participaram.
Sergio Hanich – Serjão lembrou a evolução pela qual passou o estande hamburguense desde 2009. “Tanto a estrutura dos estantes quanto o próprio produto final exposto pelos participantes está com mais qualidade". Ele destacou que é visível o investimento em modelagens, matérias-primas mais nobres e no acompanhamento das tendências de mercado. O parlamentar disse que para muitos é a melhor oportunidade de estabelecer contato com compradores de outros estados e até do Exterior. “Os expositores perderam o medo de investir no produto”, disse o parlamentar do PMDB, lembrando que isso ocorreu por causa dos bons resultados obtidos nas feiras.
Participantes do estande coletivo
Amoreco - Anna Gouveia - Babytonka - Bela Flor - Bella Sol - Bolsas Grinelli - Brasilis Design - Brunellu - Capotacco - Catri Bolsas - Cê Acessórios - Claudia Martinez - Clicshoes - Color Shoes - Dellay - H30 - Hot Feet - I Love Flats - Leyal - Malarrara - Moroni - Plasmat - A3 - Sapri - Sephira - Valenza - Vanessa Neves - Vila Get - Villa Rosa - Virgem Santa Bolsas - Xox