Vereadores reforçam pedido de trem para Canudos

por danielesouza — última modificação 16/10/2020 20h03
14/12/2012 - Depois de capitanear a luta pela extensão do trem a Novo Hamburgo, desde 2011, a Câmara hamburguense tem pleiteado a ampliação do meio de transporte até Canudos. Na manhã desta sexta, 14, o vice-presidente, Ricardo Ritter – Ica e os vereadores Antônio Lucas (PDT) e Vladi Lourenço (PP) se reuniram com o diretor de Administração e Finanças da Trensub, Leonardo Hoff, para reforçar a solicitação. Atendendo reivindicação da Associação dos Legislativos dos Vales do Sinos e Paranhana – Alsipa, a Trensurb já autorizou a realização de estudo técnico para expansão do trem a Sapiranga.

Segundo os parlamentares, o trem passando pelo bairro atenderá um maior número de pessoas. A outra opção seria fazer o trajeto pela RS-239, o que beneficiaria os estudantes da Feevale. O diretor explicou que a implantação de um aeromóvel poderia fazer a integração com a universidade.

Hoff afirmou que o estudo de viabilidade, que terá início em 2013, irá determinar o melhor trajeto. Ele explicou que os projetos da Trensub sempre visam a atender um maior número de usuários. ”É importante que a comunidade discuta este tema junto ao Poder Legislativo, por isso iremos propor a realização de uma audiência pública na Câmara no início de 2013.”

Os vereadores buscaram também informações sobre o andamento das obras no Município. O diretor garantiu a entrega da ponte da rua Joaquim Nabuco à Prefeitura para a próxima segunda, 17. A ponte da rua Marcílio Dias será fechada apenas no dia 7 de janeiro e deverá ser entregue no início de fevereiro. Em relação à construção na quadra ao lado do shopping, Hoff explicou que a intenção é fazer um ponto comercial e de estacionamento junto à estação Novo Hamburgo. No entanto, será promovia uma audiência pública na sede da Trensurb, no dia 18 de dezembro, para debater o assunto.