Vereadores participam de inauguração com a presidente Dilma Rousseff
O presidente do Legislativo, Antonio Lucas (PDT), foi uma das autoridades no palanque no qual a presidente oficializou a inauguração da Unidade de Educação Infantil do Kephas e das demais instituições localizadas nos bairros Jardim Mauá, Lomba Grande e Canudos. Também acompanharam o ato os vereadores Naasom Luciano (PT), vice-presidente da Câmara, Gilberto Koch - Betinho (PT), Roger Corrêa (PCdoB), Enfermeiro Vilmar (PR) e Jorge Tatsch (PPS).
Em seu discurso, cuja duração foi de cerca de 15 minutos, a presidente Dilma Rousseff ressaltou a importância de os professores serem bem formados e bem remunerados, além de citar o impacto positivo do investimento em educação na primeira infância.
"Nós temos de fazer creches por causa das crianças, desses brasileirinhos e dessas brasileirinhas. O mundo sabe pela neurociência que na primeira infância se formam as condições que vão dar origem a maior capacidade das crianças de aprender", disse a presidente.
Dilma sugeriu que a raiz da desigualdade está na falta de oportunidades que as crianças menos favorecidas financeiramente enfrentam em detrimento às crianças que têm todas as ferramentas de aprendizado – tablets, livros, brinquedos pedagógicos – desde os primeiros anos de vida.
"Sabemos que a educação é um todo, vai da creche à pós-graduação. Mas na creche, nas escolas de ensino infantil e nas pré-escolas há um fato que é essencial para o Brasil, que é onde você começa a atacar a raiz da desigualdade”, destacou Dilma.
A presidente mencionou ainda a situação econômica e o desenvolvimento social como elementos que devem progredir juntos:
"Eu disse que um país não se mede pelo PIB. Um país tem que se medir pela qualidade de vida da população, é por aí que ele tem que ser medido. Eu posso ter um PIB desenvolvido, como até já foi o caso no Brasil, e ter uma situação social que deixa a desejar. Na verdade, o que nós queremos é que o PIB e a vida das pessoas melhorem em conjunto e que isso resulte num Brasil cada vez mais rico", acrescentou.
Ao término de seu pronunciamento, Dilma disse que deixava a solenidade feliz, lembrando sua ligação com o Rio Grande do Sul.
"Eu saio daqui com muita alegria. Me disseram que eu sou a primeira presidenta eleita a vir aqui em Novo Hamburgo. Muito me orgulha esse fato, até porque aqui eu estou em um estado que eu adotei".
Antes de a presidente discursar, o prefeito Luis Lauermann comemorou a conquista, lembrando que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Eugênio Nelson Ritzel, local onde ocorreu a solenidade, localizada ao lado da EMEI do Kephas, foi apontada como uma das piores instituições de ensino do Estado e que agora havia revertido essa situação, tendo um desempenho elogiável. Em 2011, a equipe do JN no Ar, quadro do Jornal Nacional, da TV Globo, fez matéria mostrando as condições da escola e falando sobre a baixa pontuação obtida (3,6) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb.
Sobre as escolas inauguradas, Lauermann disse: "não estamos inaugurando prédios, estamos inaugurando possibilidades de vida”.
Visita a EMEI
A presidente Dilma percorreu a sala e o pátio da Escola de Educação Infantil do Kephas pouco antes de o ato de inauguração ter início. Além de autoridades, crianças e professores entregaram lembranças à chefe de Estado.
Também participaram da cerimônia o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o vice-governador Beto Grill e o secretário e Educação, Alberto Carabajal, entre outros.
Confira as imagens da solenidade na Unidade do Kephas.