26/04/2010 - Vereadores participam de inauguração de vagas em presídio

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h03
Há espaço para mais 300 detentos em módulos de albergues

Na tarde desta segunda-feira, 26, participaram da inauguração de 300 novas vagas nos albergues do Presídio Estadual de Novo Hamburgo o presidente da Câmara e prefeito em exercício, Jesus Maciel (PTB); o vice-presidente, Sergio Hanich (PMDB), representando o Legislativo; os vereadores Gilberto Koch (PT) e Volnei Campagnoni (PCdoB); e o suplente Jorge Luz (PMDB), que atua como inspetor de polícia.

A cerimônia contou com a presença da governadora, Yeda Crusius, e diversas autoridades da área de segurança. As vagas, para o regime semi-aberto, ficam em módulos recém-construídos, e os beliches que serão utilizados foram fabricados no Presídio Central. O objetivo é que todos os detentos realizem algum trabalho, como jardinagem e plantio de hortaliças.

Luta antiga
Yeda conversou com Jesus sobre a importância dessas novas vagas. "É melhor para a socialização, pois os detentos de Novo Hamburgo podem ficar perto de suas famílias", salientou o prefeito em exercício. Ele ainda deixou claro que não se sente inseguro por viver em uma cidade com presídio. "Presídio é segurança", concordou a governadora.

Serjão, que também é relator da Comissão de Segurança, lembrou que os legisladores devem ficar atentos tanto às necessidades da população como às melhorias e mudanças que ocorrem na cidade. Betinho lembrou que muitos hamburguenses lutaram para que o número de vagas no presídio fosse ampliado. "Os presos não podem ficar espremidos", disse.

Yeda também foi ao prédio em que será instalada a Delegacia Regional, em frente à Câmara Municipal.

26/04/2010