Vereadores participam de cerimônia que marca retomada de obras na Avenida dos Municípios

por jaimefreitas — última modificação 16/10/2020 20h03
01/12/2016 - Os vereadores Gerson Peteffi (PMDB), Naason Luciano (PTB), e Luiz Carlos Schenlrte (suplente/PMDB), participaram na tarde de quarta-feira, 30/11, da solenidade de assinatura da Ordem de Início das obras da ponte da Avenida dos Municípios. A cerimônia foi realizada no Palácio Piratini, com a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori, do secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, do secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, do vice-prefeito de Novo Hamburgo, Roque Serpa, dos prefeitos eleitos de Novo Hamburgo e Campo Bom, Fátima Daudt e Luciano Orsi, do ex-prefeito de Novo Hamburgo, Paulo Ritzel, e vereadores de Campo Bom.

Parada desde 2014, a tão esperada ponte sobre o Arroio Pampa, na Avenida dos Municípios, teve as obras retomadas por determinação do governo do Estado.  A ponte é importante para região do Vale do Sinos, porque liga os municípios de Sapiranga, Campo Bom e Novo Hamburgo a partir do acesso pela ERS-239.

Para Sartori, a ponte vai favorecer a infraestrutura da região, dar qualidade de vida aos moradores e evitar as invasões e depósitos de lixo na rodovia, além de ajudar no escoamento da produção calçadista, gerando mais desenvolvimento.

Peteffi e Naasom com Gov SartoriSegundo o governador, a iniciativa ainda representa uma melhoria significativa para os moradores da Região Metropolitana. "O governo está fazendo o possível para que o Rio Grande volte a crescer e tenha mais investimentos. Queremos um Estado melhor e com serviços de qualidade. Para isso, precisamos do apoio de todos", ressalta. 

"Este é o início do fim de uma grande novela. Esta ponte e a demora de mais de 25 anos para ser concluída é a prova da ineficiência pública. Foram inúmeras audiências públicas na Assembleia Legislativa, audiências em secretarias de Estado e reuniões nos últimos anos em busca de uma solução", comemorou o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker. "Muitos só vão acreditar na conclusão quando passarem com os seus carros sobre a ponte, mas tenho certeza de que este governo terminará a obra", acrescentou. Ele lembrou que foram feitas várias reuniões com o Daer e a AES Sul para que os postes próximos ao local das obras fossem retirados para liberar os serviços.

Conforme o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, a empresa contratada para o trabalho, EPT Engenharia e Pesquisas Ltda, tem plenas condições para montar o canteiro de obras e iniciar os serviços de execução das fundações, primeira etapa da construção da ponte. 

Serão 44 metros de comprimento e 12,6 m de largura. O investimento é de R$ 1.198.218,55 milhões, do Tesouro do Estado. As obras estão previstas para terminar em 360 dias.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria dos Transportes do RS