Vereadores mantêm dois vetos na sessão desta segunda-feira

por liceopiovesan — última modificação 16/10/2020 20h03
05/05/2014 – Na sessão desta segunda-feira, 5, os vereadores mantiveram o veto integral ao Projeto de Lei nº 79/2013, de Patrícia Beck (PTB), que cria o Programa de Treinamento para o Atendimento ao Cidadão, voltado a todos os funcionários públicos municipais que trabalham diretamente com a população. O motivo apresentado pelo Executivo é vício de origem, ou seja, esse tipo de proposta somente poderia ser de autoria do prefeito. A matéria havia entrado na ordem do dia da quarta-feira passada, mas Patrícia pediu vista.

Entre os objetivos do programa estavam realizar pesquisas sobre os sentimentos e emoções dos funcionários, visando compreender a atual realidade e construir futuras ações para o desenvolvimento de uma nova gestão de atendimento; executar o treinamento diferenciado para identificar novas habilidades dos profissionais; criar um clima organizacional mais eficaz; buscar a solução para administrar situações de conflito entre funcionários; e criar um sistema de avaliação de desempenho para medir a eficácia das práticas desenvolvidas. De acordo com a proposta, a secretaria Municipal de Desenvolvimento Social seria a coordenadora da formação.  

Da tribuna, Patrícia contou que, em reunião com representantes do Executivo realizada nesta manhã, negociou a ampliação dos programas de treinamento e de apoio já oferecidos aos funcionários. “Também foi bem aceita a sugestão de uma ouvidoria para os servidores. Por isso, digo que podemos acatar esse veto.”  

Tabagismo

O veto parcial ao Projeto de Lei nº 12/2014, de Enfermeiro Vilmar (PR), que institui a Semana de Esclarecimentos sobre os Malefícios do Cigarro, também foi mantido. O Executivo vetou o artigo 2º, o qual determina que a Prefeitura irá promover palestras e campanhas educativas de conscientização e orientação sobre os malefícios do cigarro. O motivo também foi vício de origem.