Vereadores da 17ª Legislatura tomam posse em cerimônia realizada neste domingo

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h03
01/01/2017 – Na tarde deste domingo, 1º de janeiro, os vereadores eleitos para a 17ª Legislatura tomaram posse em cerimônia realizada na Câmara. Acompanhados pela Orquestra de Sopros, os 14 entraram no Plenário em ordem de votação: Professor Issur (PP/6.857 votos), Patrícia Beck (PPS/5.405 votos), Enfermeiro Vilmar (PDT/3.482 votos), Serjão Hanich (PMDB/3.403 votos), Inspetor Luz (PMDB/2.970 votos), Raul Cassel (PMDB/2.802 votos), Vladi Lourenço (PP/2.722 votos), Felipe Kuhn Braun (PDT/2.653 votos), Gerson Peteffi (PMDB/2.598 votos), Naasom Luciano (PTB/2.279 votos), Fernandinho Lourenço (SD/2.232 votos), Gabriel Chassot (Rede/1.824 votos), Enio Brizola (PT/1.688 votos) e Nor Boeno (PT/1.646 votos).

A solenidade foi conduzida pelo parlamentar mais votado, Professor Issur. Na Mesa Diretora estavam ainda a prefeita eleita, Fátima Daudt (PSDB), seu vice, Antonio Fagan (PPS), e Patrícia Beck, convidada pelo progressista para ser a primeira secretária na ocasião e auxiliá-lo nos trabalhos. Também por ordem de votação, os vereadores foram chamados para entregar o diploma concedido pela Justiça Eleitoral e a declaração de bens.

Em seguida, foi lido o compromisso legal do vereador: “Prometo empenhar o mandato popular que me foi conferido para firmação dos valores supremos da liberdade e da vida digna, para a construção de uma nação democrática, justa e igualitária socialmente. Prometo empenhar o mandato popular que me foi conferido para o combate à corrupção, aos privilégios, à demagogia, à intolerância e às práticas autoritárias. Prometo empenhar o mandato popular que me foi conferido para defesa da cidadania, para o combate ao tráfico de influências, à política de clientela e à mercantilização do voto.” Chamados por ordem de votação mais uma vez, cada parlamentar declarou “eu prometo” e, assim, tomou posse oficialmente do cargo.

Após, Issur empossou a primeira prefeita mulher de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, que seguiu então para o Centro Administrativo Leopoldo Petry para a transmissão de cargo. Os parlamentares seguem na Câmara para a escolha da Mesa Diretora para este ano.

Agradecimentos

Depois de uma breve pausa, na qual foram definidas e apresentadas as chapas para a Mesa Diretora, os vereadores utilizaram brevemente a tribuna. Eles agradeceram a suas famílias e a seus eleitores e correligionários. Professor Issur (PP) disse ser uma honra presidir a primeira sessão. “Que essa Casa se una em nome de Novo Hamburgo.” Patrícia Beck (PPS) disse esperar que outras mulheres também ocupem cadeiras no Poder Legislativo. “São treze homens e, novamente, uma mulher.” Enfermeiro Vilmar (PDT) afirmou que, além da saúde, suas bandeiras serão educação e segurança.

Sergio Hanich (PMDB) disse ter sido reeleito sem politicagem e prometeu brigar muito pela saúde e pelas coisas que não estão funcionando. “Podem ter certeza de que jamais me comportarei com duas caras”, afirmou Inspetor Luz (PMDB). Raul Cassel (PMDB) salientou sempre ter pautado seu trabalho na produção legislativa e no auxílio às entidades organizadas de Novo Hamburgo. Vladi Lourenço (PP) lembrou de todos os que vieram ao Vale do Sinos em busca de uma vida melhor. Felipe Kuhn Braun (PDT) destacou que pretende trabalhar com diálogo, democracia e respeito a todos, independentemente da religião, da cor e da idade.

 “Nossos matizes ideológicos são, muitas vezes, diferentes, mas precisamos ter o respeito um pelo outro”, ponderou Gerson Peteffi (PMDB). Naasom Luciano (PTB) disse que trabalhará para que os hamburguenses tenham orgulho do seu parlamento. Fernandinho (SD) destacou a necessidade de sabedoria e humildade. “Vamos dar as mãos para resolver os problemas, vamos ser parceiros para pelo menos melhorar a saúde pública”, pediu Gabriel Chassot (Rede). De acordo com Enio Brizola (PT), é importante lutar pela defesa dos direitos dos trabalhadores. Por fim, Nor Boeno (PT) disse pretender trabalhar muito por melhorias na saúde, educação, segurança e moradia.  

Vereadores da 17ª Legislatura, em ordem alfabética

Agenor Boeno – Nor Boeno (PT)

Emerson Fernando Lourenço – Fernandinho (SD)

Enio Brizola (PT)

Felipe Kuhn Braun (PDT)

Gerson Peteffi (PMDB)

Issur Koch – Professor Issur (PP)

Jorge Luz dos Santos – Inspetor Luz (PMDB)

Jose Gabriel Chassot (Rede)

Naasom Luciano (PTB)

Patrícia Beck (PPS)

Raul Cassel (PMDB)

Sergio Hanich – Serjão (PMDB)

Vilmar Emílio Heming – Enfermeiro Vilmar (PDT)

Vladimir Lourenço - Vladi (PP)

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh

 

Siga a Câmara no Instagram - @camaranh