USF do Santo Afonso deverá se chamar Terezinha Cardoso de Souza

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h03
21/11/2013 – A Unidade de Saúde da Família da Vila Palmeira, no bairro Santo Afonso, deverá se chamar Terezinha Cardoso de Souza. É o que prevê o Projeto de Lei nº 157/2013, de Gilberto Koch – Betinho (PT), aprovado em segundo turno, por unanimidade, na sessão desta quinta-feira, 21.

Gilberto Koch usou a tribuna para destacar que Terezinha era muito querida pela comunidade e deixou um vazio muito grande para o bairro, especialmente para a Vila Palmeira. “Ela sempre pensou no trabalho social”, destacou. Dirceu Adão de Souza, marido de Terezinha, acompanhou a homenagem do Plenário.

Histórico

Terezinha Cardoso de Souza nasceu no dia 28 de abril de 1946 e faleceu em 2005. Dona Terezinha, como era conhecida, foi moradora do bairro Santo Afonso e casada com Dirceu de Souza, metalúrgico. Durante muito tempo dedicou-se a causas sociais, realizando, por exemplo, campanhas de arrecadação de roupas e alimentos.

Para o projeto virar lei

Para que um projeto se torne lei depois de aprovado em segunda votação, ele deve ser encaminhado à Prefeitura, onde poderá ser sancionado e promulgado (assinado) pelo prefeito. Em seguida, o texto deve ser publicado, para que todos saibam do novo regramento. Se o documento não receber a sanção no prazo legal, que é de 15 dias, volta para a Câmara, que irá fazer a promulgação e ordenar a publicação. Quando isso ocorre, é dito que houve a sanção tácita por parte do prefeito.

Há ainda a possibilidade de o projeto ser vetado (rejeitado) pelo prefeito. Nesse caso, o veto é analisado pelos vereadores, que podem acatá-lo, e então o projeto não se tornará lei, ou derrubá-lo, quando também a proposta será promulgada e publicada pela Câmara.