Uma década da Associação Cultural e Tradicionalista de Novo Hamburgo recebe homenagem

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h03
25/11/2015 - Por meio do Requerimento nº 1.700/2015, de autoria de Enio Brizola, a Associação Cultural e Tradicionalista de Novo Hamburgo recebeu homenagem na sessão desta quarta, 25, pelos seus 10 anos de fundação.

“Em Novo Hamburgo, o movimento tradicionalista tem sua pedra angular baseada na organização dessas entidades cívicas”, disse Brizola, ao lembrar da importância da criação, em 2005, da Associação Cultural e Tradicionalista de Novo Hamburgo. O parlamentar mencionou a trajetória da organização, que reúne 13 entidades e é responsável pela realização dos Rodeios Farroupilhas, a maioria deles promovida no Parque do Trabalhador, no bairro Primavera, de desfiles temáticos e de ações em prol dos jovens. Nesse sentido, o vereador citou o projeto Gurizada de Galpão, cujo objetivo é contribuir no ensino de violão, gaita, declamação e culinária, preparando crianças e adolescentes. Brizola mencionou a presidência dos três dirigentes que comandaram a entidade: José Alfredo Tessmann, Vilmar Oliveira e, o atual presidente, Mauro Bonfada. “Novo Hamburgo só tem a aplaudir essa honrada associação. Que esta chama nunca se apague”, encerrou. 

Raul Cassel (PMDB) parabenizou a iniciativa do vereador Brizola. “Lembro-me como a associação surgiu. Estávamos em um movimento de expansão, com a criação de novos CTGS e DTGs, mas não havia uma organização em termos globais”, falou o parlamentar. Conforme Cassel, as entidades individualmente recorriam ao Município solicitando auxílio para a realização de diversas atividades, mas a falta de unidade tornava inviável a disponibilização de recursos. Ele acrescentou que a municipalidade pôde auxiliar financeiramente os grupos a partir da criação da associação. 

Roger Corrêa (PcdoB) destacou que  o movimento está espalhado pelo Brasil e fora dele. Para o vereador, a importância do grupo se deve ao fato de as pessoas buscarem suas origens. “A organização de vocês fortaleceu ainda mais o movimento tradicionalista na nossa cidade”, declarou. 

Mauro Bonfada, presidente da Associação Cultural e Tradicionalista de Novo Hamburgo, recebeu uma placa comemorativa das mãos do vereador Enio Brizola. Bonfada disse que a Associação sempre foi parceira do Legislativo, e essa associação trará sempre bons frutos para a cidade. Ele relatou aos parlamentares e ao público presente que três projetos estão sendo desenvolvidos pela entidade: o Gurizada de Galpão, mencionado anteriormente por Brizola, que deverá ser estendido para escolas com o apoio do Banco do Brasil, a realização de um festival de música e a construção de uma sede própria no Parque do Trabalhador. Bonfada acrescentou que a intenção da entidade é assumir essa área no bairro Primavera e adequá-la para a realização de uma série de atividades. Para isso, ele solicitou o apoio da Casa Legislativa. 

Vilmar de Oliveira, ex-presidente da entidade, também falou na tribuna. Ele comentou a situação de destaque do movimento tradicionalista hamburguense em todo o Estado.