TV Câmara completa 20 anos no ar

por danielesouza — última modificação 16/10/2020 20h03
29/04/2016 - Há duas décadas, a TV Câmara de Novo Hamburgo leva informações sobre o trabalho parlamentar, por meio do canal 16 da NET. A emissora tem por objetivo mostrar a atuação parlamentar por meio das sessões plenárias, além de reportagens institucionais e de ações dos vereadores na comunidade. A programação está voltada também para outros assuntos de interesse público envolvendo educação, saúde e cidadania.

 

A TV Assembleia do Estado libera o sinal para Novo Hamburgo às segundas e terças-feiras, das 17h às 22h, e às quartas e quintas-feiras, das 13h às 20h. Nesses horários, a TV Câmara transmite ao vivo as sessões plenárias, reprisando-as posteriormente, e apresenta programação local totalmente desenvolvida pela Assessoria de Comunicação. São produzidos também comerciais e vídeos institucionais e históricos. Divulga, ainda, entidades de caráter público e apresenta mensagens de incentivo à responsabilidade social de cada cidadão.

 

Os canais legislativos foram criados a partir da Lei nº 8.977/95, Lei de Cabodifusão, que regulamentou o serviço de TV a cabo no País. Além das televisões da Câmara Federal e do Senado, essa legislação permitiu o compartilhamento de sinal entre os legislativos estaduais e municipais. Os canais legislativos permitem que os cidadãos acompanhem as discussões políticas, que antes tinham muito pouco espaço na mídia tradicional. Conforme prevê a regulamentação dos veículos, os espaços disponíveis na programação são distribuídos de forma equivalente para cada um dos representantes da população, e as sessões plenárias são transmitidas ao vivo e sem edições. Fator que aumenta a transparência e faz com que o telespectador possa tirar suas próprias conclusões a respeito dos assuntos debatidos pelos parlamentares. A utilização do canal não tem nenhum custo para os legislativos federal, estaduais e municipais.

 

A Câmara hamburguense tem como missão legislar, fiscalizar e atuar com transparência na promoção da cidadania e na representação da sociedade hamburguense. Para que isso ocorra de forma plena, precisa comunicar-se com seu público, utilizando o maior número de ferramentas possível.

 

 

História

Os trabalhos da TV Câmara de Novo Hamburgo se iniciaram em 11 de abril de 1996, na administração do então presidente Luiz Carlos Schenlrte, fazendo com que o canal do Legislativo fosse pioneiro do Estado. Inicialmente, as sessões eram gravadas e posteriormente transmitidas pela NET. No segundo semestre de 2002, as sessões passaram a ser transmitidas ao vivo, o que ocorre até hoje. A partir de 2005, a TV Câmara passou a desenvolver a sua própria grade de programação, com entrevistas, programas culturais e reportagens de assuntos de interesse da comunidade. Desde então a programação vem sendo incrementada com novas opções de informação e entretenimento.

 

Em maio de 2011, além da exibição no canal por assinatura, a TV do Legislativo hamburguense passou a ser transmitida também pela internet, no site da Câmara. Novo Hamburgo ocupa uma posição de destaque no Estado, pois está entre as cidades que possuem um canal de televisão do Poder Legislativo. São elas: Bagé, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz, Santa Maria, Uruguaiana. Além disso, é cada vez maior o número de legislativos que estão investindo para mostrar a atuação parlamentar por meio de canais online, transmitindo ao vivo as sessões pela internet. Diferente de Novo Hamburgo, muitas dessas cidades optaram por transmitir via internet por não terem à disposição um canal de televisão a cabo.

 

Desde 2011, a TV Câmara NH possui um canal no YouTube. No endereço youtube.com/tvcamaranh a população tem acesso aos programas e reportagens produzidos pelo canal do Legislativo. Ao todo, são mais de 800 vídeos, e 51 mil visualizações, com assuntos referentes à atividade parlamentar, saúde, educação, cultura e cidadania.