TV Câmara assina convênio para transmissão em canal aberto

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h03
22/10/2012 - A TV Câmara de Novo Hamburgo, canal 16 da NET, deu o primeiro passo, nesta segunda-feira, dia 22, para operar em sinal digital aberto. Em solenidade na Assembleia Legislativa, o presidente Gilberto Koch (PT) assinou o protocolo de intenções entre a Casa, a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa com o intuito de obter a concessão do canal televisivo digital no Município.

Além de Novo Hamburgo, outros 11 parlamentos do interior gaúcho farão parte da Rede Legislativa, através da qual transmitirão futuramente suas programações no canal 61, em rede aberta UHF. Atualmente, em Novo Hamburgo apenas os os assinantes da NET e os internautas que acessam o site do Legislativo podem assistir à TV Câmara.

Com a mudança, que ainda não tem prazo para ocorrer, a população hamburguense poderá acompanhar com mais facilidade o trabalho legislativo exibido pela TV Câmara. Participaram da solenidade os presidentes do Parlamento gaúcho, Alexandre Postal (PMDB), e da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS). Além disso, Betinho renovou o termo de compartilhamento de canal entre a Assembleia Legislativa e o parlamento hamburguense. “As TVs legislativas em canal aberto vão possibilitar uma maior participação da comunidade no dia a dia da Câmara. Com isso, a população poderá acompanhar com mais facilidade o que o seu vereador está fazendo. Parabenizo o deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, que junto a Assembleia Legislativa, está democratizando a informação”, enfatizou.

No ato, realizado no Salão Júlio de Castilhos, a TV Assembleia gaúcha ingressou oficialmente na Rede Legislativa de TV Digital, ao lado das TVs Câmara e Senado, e dos canais legislativos do Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais e Ceará.

A Rede Legislativa de TV Digital é transmitida pelo canal digital 61, que pode ser subdivido em quatro canais (multiprogramação). Assim, as transmissões dos programações da Câmara dos Deputados ocorrem no canal 61.1, da Assembleia Legislativa no 61.2, do Senado Federal no 61.3 e das câmaras de vereadores locais no 61.4.

Para sintonizar a TV AL digital, é preciso ter em casa um televisor de plasma, LCD ou de LED com conversor digital integrado. Esse conversor também pode ser acoplado em aparelhos de televisão desse tipo que não o possuam de fábrica. O sinal está disponível para Porto Alegre e Região Metropolitana. A programação da TV AL em sinal analógico continuará sendo transmitida pelo canal 16 da NET em Porto Alegre e mais 16 municípios do Estado. A programação também pode ser assistida pela Internet através do portal http://www2.al.rs.gov.br/tvassembleia/

Para o presidente da Assembleia Legislativa, a inauguração dos canais legislativos abertos é um importante momento na história da democracia no Estado.

“A rede legislativa, que hoje oficializamos no Rio Grande do Sul, através da transmissão simultânea das emissoras da TV Câmara, TV Senado, TV Assembleia e TVs das câmaras municipais, pelo canal 61, por meio do canal digital, é uma feliz realidade na democratização da informação, avaliou Postal. O parlamentar ainda destacou que a parceria com a Câmara irá possibilitar que, em breve, seja implementada a Rádio FM da ALRS.

O presidente da Câmara dos Deputados, por sua vez, declarou-se um entusiasta de projetos de parceria entre as casas legislativas federais, estaduais e municipais. “Tenho plena convicção de que quem assiste a TV Câmara, a TV Assembleia, sabe e tem compreensão do que é o papel realizado pelo nosso Parlamento e o que é realizado pelos nossos parlamentares”, afirmou. Ele mostrou em um celular a transmissão da solenidade e de seu discurso, uma vantagem do sinal digital. 

O presidente da Associação Riograndense de Imprensa, Batista Filho, saudou a iniciativa. “Este também é um momento de reiteração de compromissos básicos que todos nós temos com a sociedade. E esses compromissos são com a preservação de valores reais, imperecíveis: com a ética, com a transparência, com a moralidade e a divulgação, a propagação, a proclamação da verdade”, defendeu o presidente da Associação Riograndense de Imprensa.