- Tradicionalistas homenageados pela contribuição cultural

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h03
Ato foi proposto pelo presidente da Casa, Jesus Maciel
- Tradicionalistas homenageados pela contribuição cultural

Homenageados receberam certificado

Na sessão desta terça-feira, 18, foram homenageadas a Associação Tradicionalista de Novo Hamburgo (ATNH) e a 30ª Região Tradicionalista/MTG/RS. O ato foi sugerido pelo presidente da Câmara, Jesus Maciel (PTB), que esteve na Casa como prefeito em exercício. Na ocasião, Sergio Hanich (PMDB) presidiu os trabalhos.

Débora Vargas da Silva, a segunda prenda juvenil do CTG Essência da Tradição, declamou um poema aos presentes. O presidente da ATNH, José Alfredo Tessmann, o coordenador da 30ª Região Tradicionalista, João Hermenegildo Pereira, e o campeão de laço Nicolas Gabriel Diogo da Silva, de apenas 11 anos, receberam placas comemorativas.

Tradição saudável
Alex Rönnau (PT) afirmou que os locais onde são cultivadas as tradições gaúchas são saudáveis, e reúnem famílias e amigos. Ele ainda elogiou o trabalho de Arabi Rodrigues, pajador e ex-vereador de Novo Hamburgo, que estava presente. Renan Schaurich (PTB) agradeceu o trabalho das duas entidades. "Elas muito têm feito pelo tradicionalismo em nossa cidade", frisou. Gerson Peteffi (PSDB) falou sobre a importância da união para a manutenção dos valores gaúchos. Raul Cassel (PMDB) disse ver como extremamente justa a homenagem. "É a valorização da cultura, sem modismos temporários." Para Serjão, o trabalho realizado pelos tradicionalistas é muito importante e bonito.

O presidente da Câmara e prefeito em exercício, Jesus Maciel, também destacou a presença de Arabi Rodrigues. "É a memória viva da cultura. Esse homem precisa ser respeitado e valorizado", disse. "A homenagem é justa, porque a ATNH traz para nós de Novo Hamburgo, em conjunto com a 30ª Região, o resgate da nossa cultura." Jesus lembrou que os eventos realizados crescem a cada ano. "Nós vereadores também participamos, aprovando projetos de repasses à entidade." E ainda celebrou a participação de pessoas de todas as idades nas atividades. "O jovem que participa do movimento dificilmente vai se desviar do bom caminho."

Compromissos gratificantes
O coordenador da 30ª Região Tradicionalista, João Hermenegildo Pereira, disse que este cargo é difícil, pois são diversos compromissos, mas também é gratificante. "Estive nessa tribuna, em março, convidado todos os vereadores para a festa campeira de Caxias do Sul. Levamos para lá muitos jovens.Trouxemos de lá vários troféus, inclusive o Braço de Ouro", comemorou. Ele contou ainda que, em breve, membros irão a Santa Maria, para uma disputa de prendas. "O jovem precisa de desafios. Essa é a nossa contribuição. E gostaríamos de ter apoio para colocar a gurizada no turno inverso ao das aulas, nos CTGs."

O presidente da ATNH, José Alfredo Tessmann, revelou ter se emocionado com as palavras que ouviu dos vereadores. "Realizamos, até agora, 10 eventos. Logo, não foi de um dia para o outro que chegamos aqui." Ele apontou a participação dos voluntários na organização, e a seriedade no trato com o dinheiro público. "Já começamos a preparar a Semana Farroupilha. E há mais projetos."

A pedido de Peteffi, Arabi Rodrigues também falou aos presentes. Ele disse que a homenagem o fez lembrar da época da criação da 30ª Região e da ATNH. "Eu me sinto honrado em acompanhar essas pessoas." Ele terminou seu pronunciamento declamando alguns versos para as entidades.

Sobre a ATNH
A ATNH foi criada em 20 de setembro de 2005, no Parque do Trabalhador, com o intuito de promover a vivência dos valores do povo gaúcho. A partir dessa data, foram realizados diversos eventos: Semanas Farroupilha e Rodeios em comemoração ao aniversário do Município. Hoje, reúne oito entidades: CTG Essência da Tradição, CTG Estância da Liberdade, CTG Porteira Velha, CTG Raízes da Querência, CTG Terra Nativa, CTG Tessmann, DTG Sinuelo Marista e Sociedade Gaúcha da Lomba Grande. Para a realização de seus eventos, a ATNH conta com recursos financeiros oriundos do Poder Público Municipal, do Governo do Estado e do patrocínio de empresas privadas, além do aluguel de pontos comerciais nos próprios eventos.

Sobre a 30ª Região Tradicionalista
No Encontro de Patrões da 12ª Região Tradicionalista/MTG, realizada em 13 de outubro 1990 no CTG Esteio da Tradição, em Esteio, os patrões constataram dificuldades enfrentadas pelos participantes de cidades como Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Campo Bom e Sapiranga, devido à distância e ao grande número de entidades. Por isso, decidiram-se pelo seu desmembramento. Assim, foi criada a 30ª Região Tradicionalista, que hoje já tem personalidade jurídica própria.

18/05/2010