Título de cidadão de Novo Hamburgo é entregue a Kurt Joaquim Luft

por danielesouza — última modificação 16/10/2020 20h03
27/10/2015 – Na noite desta terça-feira, 27, foi realizada no Plenário da Câmara a sessão solene de entrega do título de Cidadão de Novo Hamburgo a Kurt Joaquim Luft. O homenageado é um dos fundadores da Associação Pró-Ensino Superior (Aspeur), entidade mantenedora da Feevale. Em 1980, tornou-se diretor executivo da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, e em sua gestão foi realizada a 1ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). De 2001 a 2004, atuou como secretário municipal de Educação e Desporto de Novo Hamburgo.

Luft nasceu no dia 13 de janeiro de 1944 em Bom Princípio, então distrito de Montenegro. Casado com a professora Magali, tem três filhas, Letícia, Natália e Candice, e cinco netos, Henrique, Isabela, Rafaela, Laura e Bernardo. Licenciou-se pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Unisinos e é pós-graduado em Administração de Sistemas Educacionais pela Feevale. Além de sua atividade profissional, dedicou-se ao voluntariado: foi presidente, por três mandatos, da Fundação Cidade do Menor São João Bosco, mantenedora do Lar da Menina, e diretor de ensino do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos (Ibtec).

 

Homenagens

Familiares, amigos e autoridades acompanharam a solenidade. Fizeram parte da mesa Antonio Lucas (PDT), a professora Magali Nunes Luft, esposa do homenageado, o vice-prefeito de Novo Hamburgo, Roque Serpa, e Alceu Mosmann, ex-prefeito de Novo Hamburgo. Também estavam presentes o prefeito de Bom Princípio, Vasco Alexandre Brandt, e os vereadores Raul Cassel (PMDB), Jorge Luz (PMDB), Cristiano Coller (PDT), Enio Brizola (PT) e Professor Issur Koch (PP).

Lucas, autor do Requerimento nº 1.523/2015, por meio do qual solicitou a realização desta sessão solene, abriu os trabalhos. Primeiramente, foi exibido um vídeo sobre a história do homenageado. Na entrevista concedida à equipe da TV Câmara, ele falou sobre a importância dos professores. “Se o jovem não se sentir acolhido, não se sentir confortável na escola, vai procurar outros caminhos, até a drogadição”, afirmou.

Da tribuna, Lucas narrou brevemente a trajetória de Luft. Cassel contou que o homenageado foi seu professor de inglês e, anos depois, teve a oportunidade de conviver com ele na Sociedade Ginástica. Issur agradeceu o novo cidadão hamburguense em nome de toda uma geração tocada pelo seu trabalho.

A filha Letícia destacou o orgulho que a família sente. “Sabedor do que é bom e do que é ruim, soube transmitir essas noções com serena certeza. Sua fé em nós aumentou nossa autoestima e nos fez ir adiante.” O ex-prefeito Alceu Mossmann falou sobre a amizade de Luft com os alunos, que o diferenciava como professor. “O senhor é uma inspiração”, frisou o vice-prefeito, Roque Serpa.

Após as falas, o coral Amigos da Câmara apresentou as canções “Noites Gaúchas” e “Xote das meninas”. Logo depois, Lucas entregou a Luft o título de cidadão hamburguense. O homenageado agradeceu aos amigos, aos familiares e às pessoas que o acompanharam ao longo de sua carreira. “Estou convencido de que a minha missão foi a de levar conhecimento e educação a todos os que me cercaram.”

Por fim, foi feito o descerramento da foto na Galeria dos Cidadãos, localizada na entrada da Câmara.