- Bertilo Schneider é o novo Cidadão de Novo Hamburgo
A solenidade foi realizada no Plenário e lotou o Legislativo para prestigiar a láurea. O requerimento que indicou o nome de Schneider para a honra é de autoria do vereador Volnei Campagnoni (PCdoB). Em sessão secreta, os demais parlamentares aprovaram a iniciativa.
Estiveram presentes os vereadores Gilberto Koch (PT), presidente da Casa; Volnei Campagnoni; Carmen Ries (PT); Gerson Peteffi (PSDB); Sergio Hanich (PMDB), Abrelino Rodrigues (PMDB) e Jesus Maciel (PTB). Raul Cassel (PMDB) enviou parabenização por escrito. Um vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação da Câmara contou um pouco mais sobre a história do homenageado.
Volnei Campagnoni disse sentir orgulho pela indicação de Bertilo. “Estou aqui homenageando um amigo, um profissional, um administrador que me ensinou muito. Ele fez a diferença na qualidade do serviço público de NH, quando assumiu a secretaria de Transportes de NH. Sempre fez as coisas com carinho.” Lembrou que no dia 23 também é comemorado o dia do aviador e destacou a dupla homenagem a Schneider, que durante 30 anos dedicou-se à aviação. “Ele fez NH ser exemplo para o Estado todo em administração”, frisou, lembrando que o homenageado foi inspiração em várias outras áreas. “Aprendi com o senhor a ver a vida de uma maneira diferente, que o serviço público pode ser de qualidade e responsável.”
Peteffi lembrou os 20 anos de atuação de Schneider no serviço público. O vereador também falou em nome de Jesus Maciel. “Vemos aqui uma pessoa simples sendo homenageada e que tocou o coração de todos. A sua palavra deve valer ouro para essa cidade, pelo prestígio que está recebendo da comunidade aqui nesta noite. O senhor traz na data de nascimento, 20 de setembro, a marca da história, dos que vieram para mudar e transformar para melhor.”
Carmen Ries ressaltou o trabalho com amor e dedicação realizado pelo homenageado. “Foi justo, sincero e honesto. Tanto que está aqui hoje recebendo essa láurea. Que sirva de exemplo para outros políticos. Parabéns e obrigada por ter dividido a sua história conosco.”
Abrelino Rodrigues apontou que Schneider é especialista em trabalhar com o dinheiro público, além de ser uma pessoa formidável. “Competência e dignidade não envelhecem. Bertilo é um grande companheiro”,disse. Ele também falou em nome de Sergio Hanich.
Coral Amigos da Câmara homenageia Cidadão
Após a entrega do Título de Cidadão de Novo Hamburgo para Schneider e de um buquê de flores a sua esposa, Therezinha Schneider, o coral Amigos da Câmara apresentou duas canções do repertório popular.
O presidente Betinho também falou em homenagem ao Cidadão de Novo Hamburgo 2012. “Fico orgulhoso, porque temos alguns pontos em comum. É uma honra para nós da Câmara prestar esse reconhecimento a uma pessoa humilde, muito trabalhadora e que possui esse vasto currículo. Você deixa uma história de vida e de participação em vida pública exemplar. É um cidadão que conseguiu colocar os seus pensamentos acima de muitos interesses. Parabéns a toda a sua família.”
Agradecimento do Cidadão
“Penso que tal homenagem é a coroação de uma vida de trabalho honesto e serviços prestados a uma comunidade e uma cidade que me deu oportunidade de exercer a minha cidadania. Somos todos parte de Novo Hamburgo. Aqui vivemos e trabalhamos, por isso a história dessa cidade se funde com a história de cada um de nós. Sinto-me honrado em fazer parte desta cidade. Faria tudo outra vez. Obrigada Novo Hamburgo. Obrigada a cada um que faz e fez parte de minha trajetória.”
Em seguida, houve o descerramento da foto na Galeria dos Cidadãos de Novo Hamburgo e o encerramento da solenidade.
Histórico
Schneider nasceu em 20 de setembro de 1936, no interior de Nova Petrópolis, cidade de origem de seus pais. Filho de Arthur Schneider e Rosa Fritch Schneider, cresceu e estudou em Novo Hamburgo. Em outubro de 1960, casou-se com Therezinha Schneider, constituindo uma família com três filhos: Beatriz, Carlos e André; tendo atualmente três netos: Tamisa, Felipe e Marina.
Quando trabalhava no Ciro Calçados (1953 a 1977), recebeu ajuda de seu patrão para tirar o brevê. Teve concedida a licença PPR-04863. Nos seus mais de 30 anos de aviação, sempre se dedicou ao Aeroclube de Novo Hamburgo com muito afinco, sendo também mecânico e tesoureiro.
De 1983 a 1991, trabalhou na Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo como secretário de Transportes; e de 1991 à 1993, esteve à frente da Fenac como diretor de Patrimônio. De 1993 à 1997, trabalhou novamente na Prefeitura, ocupando o cargo de diretor de Orçamento, Finanças e Compras. E de 2005 a 2009, foi diretor Financeiro da Companhia Municipal de Urbanismo.
Ainda é membro do Rotary Club 25 de Julho, desde de sua fundação em novembro de 1968, além de ter sido o dos maiores incentivadores, fazendo parte da Comissão Organizadora para a criação da Escola Cenecista do Bairro Primavera.