Título de Amiga do Idoso é entregue a três empresas em solenidade realizada nesta quinta
A psicóloga deu início à solenidade explicando a importância de cada fase da vida. “A terceira idade é uma época de colheita, vamos receber aquilo que plantamos. Por isso, é muito importante, na idade adulta, ter criado vínculos e laços afetivos.” É fundamental, ainda, manter uma boa alimentação e praticar exercícios. A psicóloga destacou também o valor da palavra verbalizada. Segundo ela, Freud descobriu que a palavra cura – mas, para isso, precisa ser verbalizada junto de alguém que pode interpretá-la. E, por fim, ressaltou a importância da espiritualidade.
Depois da primeira explanação, diversos participantes fizeram perguntas à palestrante.
Em seguida, Cassel foi à tribuna destacar a necessidade de se pensar em políticas públicas para os idosos. Segundo ele, o título se enquadra nesta busca de uma sociedade mais adequada a todos. “E seja qual for a fase da vida, é preciso ter paixão.” O vereador, que é médico, também frisou a importância da saúde emocional. “Ela está muito ligada à espiritualidade, seja qual for o caminho que se escolha.”
Valadares também fez uma fala na tribuna. Ele apontou que o Brasil precisa se espelhar em países como o Japão, onde os mais jovens escutam os mais velhos.
Cassel, então, entregou o título a Valcir Klein, representando a Comlines Tramontina. Mônica Lobl, representando a Quality Language Course Idiomas Ltda., também recebeu o quadro alusivo à premiação, assim como Simone Bonalume, tabeliã substituta do Tabelionato Fischer.
Simone disse que é muito importante ter como meta o respeito e a valorização dos idosos em todos os aspectos de nossas vidas. Mônica salientou que é uma honra poder realizar trabalhos com a terceira idade. “Acho que, hoje, todas as empresas deveriam ter, em seus planejamentos, esse trabalho para com o idoso”, afirmou Klein.
Para encerrar o evento, o ator Éverton Félix fez uma apresentação artística.