- Sociedade Ginástica poderá ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h03
12/06/2012 - A Sociedade Ginástica poderá ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da Cidade de Novo Hamburgo. O Projeto de Lei nº 47/2012, de Ricardo Ritter – Ica (PDT), que autoriza o Poder Executivo a adotar as medidas administrativas visando ao tombamento da entidade, foi aprovado em primeiro turno por unanimidade na sessão desta terça-feira, 12. O autor explicou que seu objetivo é perpetuar e resguardar sua história e seu acervo cultural. Membros da diretoria acompanharam a votação.

História

A Veterana, como é popularmente conhecida, foi fundada em 11 de julho de 1894. Sua primeira sede localizava-se na rua 15 de novembro, atualmente Joaquim Nabuco. Em 1910, durante o mandato de Pedro Adams Filho, foi comprada uma área na rua General Neto, onde foi construída a primeira sede própria, inaugurada em 28 de abril de 1912. Foi a partir desse período que se iniciou, de fato, o desenvolvimento do esporte, especialmente ginástica em aparelhos, como barra fixa, cavalos e argolas.

 

No dia 20 de setembro de 1915, foi fundado o Grupo de Bolão Novo Hamburgo, hoje Grupo de Bolão Floriano, podendo ser considerado o mais antigo do Brasil. Em 1919, foi fundado o time feminino, o Grupo de Bolão das Margaridas, também considerado pioneiro. Em seguida, foi comprada uma faixa de terra, hoje localizada entre a BR-116 até a rua 25 de julho, para a criação de um clube de tênis. Em 1959, sobre uma parte dessa área iniciou-se um dos mais belos e maiores parques aquáticos do interior do Estado.

 

Ações sociais

A Sociedade Ginástica oferece uma série de projetos para a comunidade, como Handebol nas Escolas e Ginástica Comunidade – Formando o Cidadão do Amanhã, para alunos da rede pública; Parceria Guarda Municipal / Brigada Militar / Bombeiros, de qualificação profissional; Punhobol nas Escolas, através do qual são qualificando professores para difundir esse esporte na cidade; e oficinas de dança, ginástica, câmbio, artesanato, música, violão, atletismo e capoeira.

 

Justificativas

Da tribuna, Ica disse acreditar que o Executivo dará seu aval à proposta. “Algumas pessoas me questionaram sobre uma possível perda de arrecadação do Município, mas isso não irá acontecer”, frisou. O vereador deixou claro que, com a aprovação da iniciativa, não haverá renúncia de receita, pois clubes já não pagam IPTU e ISSQN. “Precisamos defender esse patrimônio. Assim, poderemos sempre contar com a Ginástica, que em breve vai completar 118 anos.” Ele ainda salientou que as parcerias com a entidade são fundamentais para o Município.

 

Gerson Peteffi (PSDB) também defendeu a aprovação do projeto. Ele trabalhou por muitos anos como médico nas piscinas da Ginástica – e, quando era criança, fez parta da equipe de natação. “É bonito ver a sociedade se engajar pela preservação de algo importante.” Raul Cassel (PMDB) apontou que Novo Hamburgo está, através da Câmara de Vereadores, tomando uma atitude com o intuito de perenizar uma parte de sua cultura. Ele pediu ainda que fosse confeccionado um DVD da votação, para ser enviado ao museu do clube.

 

Anita Lucas de Oliveira (PT) lembrou que o tombamento é um reconhecimento público da importância de uma entidade. Jesus Maciel (PTB) também salientou os benefícios que essa iniciativa podem trazer à comunidade hamburguense.

 

Leia aqui o PL completo.