Sinduscon é homenageado por seus 70 anos

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h03
23/07/2013 – A pedido de Raul Cassel (PMDB), o Sindicato das Indústrias de Construção Civil, de Olarias, de Ladrilhos Hidráulicos e Produtos de Cimento, de Serrarias e Marcenarias - Sinduscon de Novo Hamburgo foi homenageado pelos 70 anos de sua fundação nesta terça-feira, 23.

“Foi o primeiro sindicato do Rio Grande do Sul a reunir empresas do setor. Na época de sua fundação, a construção de prédios altos era uma raridade no Município. Hoje, Novo Hamburgo tem se destacado por investir em projetos de qualidade”, frisou o vereador.

Cassel lembrou que o sindicato reúne representantes de diversos segmentos do setor. “A principal preocupação é a segurança. Em 1997, foi criado o projeto Construindo Segurança e lançado o selo de melhores condições de trabalho, premiado pelo Governo Estadual. Em 2008, foi iniciado um projeto para qualificação dos trabalhos, e assim foi criado o Centro de Treinamento do Sinduscon.”

Roger Corrêa (PCdoB) apontou que a instituição, com 70 anos, ainda mostra vitalidade e busca sempre se modernizar, buscando, por exemplo, o destino mais adequado aos resíduos sólidos. “O desenvolvimento de uma cidade passa pela construção civil. É um setor importante da economia. E hoje vivemos um momento importante. Temos, ainda, um déficit do direito de habitação.”

O presidente do Sinduscon, Carlos Eckhard, agradeceu a homenagem. “Contar a história da entidade é contar a história de Novo Hamburgo. É contar a história de cada um dos prédios da cidade, de quem neles trabalha ou faz deles seu lar. A construção é assim: transforma a cidade e constrói, literalmente, a realidade”, disse. Eckhard também relatou diversas conquistas alcançadas pelo sindicado nestes 70 anos. “Nosso grande desafio será o de, cada vez mais, promover a construção sustentável, com o menor impacto possível no meio ambiente e na população.”

Saiba mais sobre o Sinduscon: http://www.sinduscon-nh.org.br/