- Sindprof-NH promove assembleia para debater salário
Uma carreata, organizada pelo Sindicato dos Professores de Novo Hamburgo, cruzou a rua Almirante Barroso, em frente à sede do Legislativo, por volta das 15h30min desta quinta-feira, 15. O grupo, mobilizado pela presidente da entidade sindical, Luciana Martins, seguia rumo ao Centro Administrativo Leopoldo Petry, onde realizaria assembleia para apreciar a proposta de negociação salarial apresentada pelo Executivo (6%). A categoria reivindica 21,3%, para recuperação das perdas salariais.
A concentração do grupo ocorreu na Praça do Imigrante, no Centro de Novo Hamburgo. Os professores municipais aderiram à paralisação nacional que ocorre até amanhã. A reivindicação é o cumprimento da Lei n° 11.738, que instituiu o pagamento do piso nacional – R$ 1.451,00 – e a reserva de um terço da jornada de trabalho do magistério para planejamento de aulas.
Plano de Carreira em Novo Hamburgo
Em outubro de 2011, após muitos debates, o plano de carreira do magistério foi aprovado no Legislativo hamburguense. O Projeto de Lei Complementar n° 14/2010, do Executivo, que trata das atribuições, da progressão, da jornada de trabalho e da remuneração, entre outros aspectos relacionados às atividade dos professores da rede municipal, resultou na Lei Municipal n ° 2340/2011. Estarão vinculados ao novo texto todos os cargos do quadro geral criados e/ou servidores nomeados a partir de 10 de dezembro de 2009. Os servidores mais antigos seguem sob o plano anterior (Lei Municipal nº 336/2000), extinto em novembro daquele ano.