Sindicato dos Bancários e Financiários será homenageado pelos 75 anos nesta quinta

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 20h03
19/10/2016 – O Sindicato dos Bancários e Financiários de Novo Hamburgo e Região (SBF NH) será homenageado nesta quinta-feira, 20, pelos 75 anos de fundação. A iniciativa é do vereador Enio Brizola (PT), por meio do Requerimento nº 1.428/2016. A sessão solene será realizada no Plenário da Câmara, a partir das 19h. O evento é aberto ao público.

Saiba mais sobre o Sindicato

Com o objetivo de organizar e defender a categoria bancária, em meados de janeiro de 1937, um grupo de bancários comprometeu-se em empregar todos os esforços possíveis, no sentido de fundar um “syndicato”, nesta localidade, a fim de estreitar os laços de união da classe e de salvaguardar os próprios interesses. Quatro anos depois, em 24 de outubro de 1941, os esforços da classe bancária foram reconhecidos, sendo emitida a carta sindical para o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Novo Hamburgo (SEEB NH). Em 1986, a base sindical foi ampliada para 11 cidades - Novo Hamburgo (sede), Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval e Sapiranga - aumentando a força de representação do Sindicato. Na atualidade (em dezembro de 2004), a entidade passou a representar também os trabalhadores de instituições financeiras, investimentos e sociedades de créditos, mudando a denominação para Sindicato dos Bancários e Financiários de Novo Hamburgo e Região (SBF NH).


Ao longo de seus 75 anos, o Sindicato dos Bancários e Financiários de Novo Hamburgo e Região (SBF NH) cruza a história de lutas do País. A atuação da entidade é voltada tanto para as questões específicas da categoria defendendo os interesses econômicos, sociais, profissionais, políticos e culturais dos bancários como também pela busca de uma sociedade melhor.


A Diretoria da entidade, recentemente reeleita, com 98,51%, é composta por 23 bancários de bancos privados e públicos. Representam cerca de 1.200 bancários de 11 municípios, dos quais mais de 70% são sócios da entidade.

 

O sindicato é filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e está organizado em âmbito estadual e nacional através da filiação à Federação dos Bancários do Rio Grande do Sul (Fetrafi/RS) e à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT).

 Fonte: (SBF NH)

Saiba mais sobre o sindicato em bancariosnh.com.br

 

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh 

Siga a Câmara no Instagram - @camaranh