Sessões voltam a ser transmitidas ao vivo
A TV Câmara interrompeu suas atividades no dia 23 de novembro do ano passado, quando encerrou o contrato com a empresa prestadora de serviço de captação, geração, produção, edição, finalização, operacionalização e transmissão de imagens Felipe Malmann Produções Artísticas Ltda ME. Por decisão do então presidente Enfermeiro Vilmar (PDT), com apoio de alguns integrantes da Mesa Diretora 2015, não foi realizada nova licitação para contratar o serviço, o que inviabilizou as transmissões do canal. Nesse período, algumas sessões puderam ser assistidas pela internet e outras foram apenas gravadas.
Assim que assumiu a Presidência, em janeiro deste ano, o vereador Antonio Lucas (PDT) deu andamento ao processo licitatório para viabilizar o retorno da TV Câmara. A abertura dos envelopes das empresas licitantes para a prestação do serviço de captação e transmissão de imagens ocorreu no dia 25 de fevereiro. Ao todo, cinco empresas foram habilitadas a participar do processo. A empresa Joares Machado Fotografia e Vídeo - ME apresentou a menor proposta, no valor de R$ 23.485,00. No entanto, desistiu do processo antes da visita da equipe técnica, que iria fiscalizar o cumprimento de todos os itens constantes no Termo de Referência do Edital nº 1/2016. Por isso, assumiu a empresa Felipe Malmann Produções Artísticas Ltda ME, que apresentou a segunda melhor proposta, mas, conforme a Lei nº 8.666/93, prestará o serviço pelo menor preço, ou seja, 23.485,00.
Desde 2011, a Câmara institui a Licitação Transparente, no qual são gravadas na íntegra as sessões de habilitação e abertura dos envelopes dos certames. E todas as informações referentes ao processo licitatório estão disponíveis no Portal Transparência.
Saiba mais sobre a TV Câmara
A TV Câmara tem por objetivo mostrar a atuação parlamentar por meio das sessões plenárias, além de reportagens institucionais e sobre ações dos vereadores na comunidade. A programação está voltada também para outros assuntos de interesse público, como educação, saúde e cidadania. A Câmara tem como missão legislar, fiscalizar e atuar com transparência na promoção da cidadania e na representação da sociedade hamburguense. Para que isso ocorra de forma plena, precisa comunicar-se com seu público, ou seja, todos os cidadãos.
Os trabalhos da TV Câmara de Novo Hamburgo se iniciaram em 11 de abril de 1996, na administração do então presidente Luiz Carlos Schenlrte, fazendo com que o canal do Legislativo fosse o pioneiro do Estado. Inicialmente, as sessões eram gravadas e, posteriormente, transmitidas pela NET. No segundo semestre de 2002, as sessões passaram a ser transmitidas ao vivo. A partir de 2005, a TV Câmara passou a desenvolver a sua própria grade de programação, com entrevistas, programas culturais e reportagens sobre assuntos de interesse da comunidade. Desde então, a programação vem sendo incrementada com novas opções de informação e entretenimento. Em maio de 2011, além da exibição no canal por assinatura, a TV do Legislativo hamburguense passou a ser transmitida também pela internet, no portal da Câmara.
Novo Hamburgo ocupa uma posição de destaque no Estado, pois está entre as cidades que têm um canal de comunicação legislativo. São elas: Bagé, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz, Santa Maria, Uruguaiana. Além disso, é cada vez maior o número de casas legislativas que investem para mostrar a atuação parlamentar por meio de canais online, transmitindo ao vivo as sessões pela internet. Diferentemente de Novo Hamburgo, muitas dessas cidades optaram por transmitir via internet por não ter à disposição um canal de televisão a cabo gratuito.