Semana de Conscientização da Ostomia poderá ser incluída no Calendário Oficial

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 20h03
17/02/2014 – O Projeto de Lei nº 179/2013, de Luiz Fernando Farias, que inclui a Semana de Conscientização da Ostomia ou Estomia no Calendário Oficial de Novo Hamburgo, foi aprovado na sessão desta segunda-feira, 17. As atividades deverão ser realizadas anualmente na terceira semana de novembro.

Na justificativa, o autor destaca que o objetivo de sua proposta é conscientizar a sociedade sobre o tema, e também incentivar os próprios ostomizados ou estomizados a criar uma vida saudável. Ele explica que a ostomia ou estomia é uma intervenção cirúrgica que permite criar uma comunicação entre um órgão interno e o exterior com a finalidade de eliminar os dejetos do organismo. Pode ser feita no intestino grosso (colostomia), no intestino delgado (ileostomia) ou nas vias urinárias (urostomia). “O fato de ser portador de um estoma faz com que o ostomizado tenha que se adaptar à nova situação. Porém, uma vez superada a etapa inicial, ele pode levar uma vida completamente normal no seu dia a dia, no seu trabalho, junto aos amigos e à família.”

 

Da tribuna, Farias frisou que a proposta é simples, mas tem uma grande importância. “No Brasil, existem perto de 35 mil ostomizados.” Ele explicou ainda que no dia 16 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Ostomizado.

 

Raul Cassel (PMDB), Enfermeiro Vilmar (PR) e Gerson Peteffi (PSDB) destacaram a importância da proposta. Cassel relatou já ter visto pessoas rindo de ostomizados, devido ao rompimento da bolsa. “Temos que respeitar aquele que definitiva ou temporariamente estão com suspensórios, um volume adicional e condições como essas.” Peteffi destacou o papel do Poder Público em oferecer recursos aos pacientes. Ele é o autor da lei que exime o ostomizado da necessidade de passar pela roleta.

 

Remi Weeiler, presidente do núcleo Vale dos Sinos da Associação de Ostomizados, acompanhou a votação.