Segurança pública é o tema das falas nesta quinta-feira

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h03
11/10/2012 – Na sessão desta quinta-feira, 11, a segurança pública voltou a ser o foco dos pronunciamentos dos vereadores. Raul Cassel (PMDB) apontou que ontem, mesmo com a chuva, mais de 1.500 pessoas participaram de uma passeata contra a violência motivada pelo assassinato de dois jovens no final de semana. Ele lamentou que, nos últimos 10 anos, o consumo e o tráfico de drogas tenham aumentado em 550% – e destacou ainda que pediu informações à Prefeitura sobre o efetivo da Guarda Municipal. “É a nossa parte, como vereador. Temos que reivindicar, gerar atitudes, buscar informações.”

 

Ricardo Ritter – Ica (PDT) contou que, recentemente, sua filha estava em uma pizzaria quando esta foi assaltada. “É grande a sensação de insegurança.” O vereador sugeriu convidar Luiz Fernando Oderich, fundador da ONG Brasil Sem Armas, para falar no Plenário, além de cobrar dos deputados federais e dos senadores alterações nas leis. Por fim, Ica disse que presenciou uma ligação entre o prefeito Tarcísio Zimmermann e o governador Tarso Genro, na qual o administrador do município pediu mais brigadianos.

Sergio Hanich (PMDB), relator da Comissão de Segurança, lamentou a recente perda de verbas para a construção de um presídio por parte do governo estadual. Ele disse que as leis relacionadas ao trabalho de adolescentes deveriam ser revistas, para permitir que jovens tenham empregos antes dos 18 anos.

Gerson Peteffi (PSDB) destacou o investimento no esporte como uma forma de se impedir novas tragédias. Jesus Maciel (PTB), secretário da Comissão de Segurança, disse acreditar que leis confusas colaboram com o cenário de insegurança vivido atualmente. E Luiz Carlos Schenlrte (PMDB) falou sobre a necessidade de se instalar mais câmeras de segurança nas ruas.