Secretário garante que Uras Bem Viver não será fechada

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h03
09/04/2013 – A pedido de Sergio Hanich (PMDB), o responsável pela pasta de Desenvolvimento Social, Hélio Pacheco, participou da sessão desta terça-feira, 9, para falar sobre a Unidade de Referência de Assistência Social Bem Viver (Uras), que fica no bairro Guarani. Trabalhadores que utilizam o serviço de creche haviam procurado os vereadores devido a boatos de que ele seria fechado – por isso, foi feito o convite ao secretário. Pacheco, todavia, destacou que o fechamento da Uras Bem Viver não foi cogitado.

O que será feito, salienta o secretário, é a busca de mais servidores, pois os trabalhos da pasta foram sendo ampliados ao longo dos últimos anos. “Vamos fazer essa adequação. Estamos com 31 mil atendimentos. E alguns serviços não param, como os abrigos”, explicou, falando sobre o alcance da secretaria. Segundo Pacheco, foi feito um reordenamento de pessoal para que os trabalhos continuem.

Perguntas dos vereadores

Serjão agradeceu a presença do secretário e lamentou que o esclarecimento não tivesse sido feito antes. Ele perguntou se haveria remanejamento das crianças e mudanças nos horários. “Também quero saber se permanece o grupo da melhor idade?” Pacheco reiterou que o serviço vai continuar como está.

Raul Cassel (PMDB) apontou que a verba da Associação do Bem-estar da Criança e do Adolescente – Asbem foi reduzida e perguntou se isso irá ser revertido. O secretário disse que várias entidades que desenvolviam os mesmos serviços recebiam financiamento de forma desigual. Hoje, o Conselho Municipal da Assistência Social analisa a distribuição de finanças – e foi esse órgão que pediu alterações. Agora, as entidades recebem por metas.

Patrícia Beck (PTB) perguntou se há algum trabalho voltado aos moradores de rua. O secretário disse que sim, mas afirmou que a Constituição garante que os cidadãos têm direito de ir e vir. “Se a pessoa quer aderir aos serviços oferecidos, é recebido de braços abertos.” Enfermeiro Vilmar (PR), Roger Corrêa (PCdoB), Luiz Fernando Farias (PT) e Gilberto Koch (PT) salientaram a importância do trabalho realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

Apelo dos usuários

escola_capa.jpgTambém a pedido de Serjão, a cidadã Rejane Ribeiro utilizou a tribuna nesta terça para falar sobre os a importância da Uras Bem Viver para os trabalhadores que deixam seus filhos no local no horário inverso ao da escola. Na quarta-feira, dia 3, Serjão, que é relator da Comissão de Segurança, e Issur Koch (PP), relator da Comissão de Educação, reuniram-se com cerca de 20 pessoas na sede da Uras.