Secretário fala sobre a Semana do Meio Ambiente

por danielesouza — última modificação 16/10/2020 20h03
04/06/2013 - A convite da Comissão de Meio Ambiente, integrada por Vilmar Heming (PR), Naasom Luciano (PT) e Roger Corrêa (PCdoB), o Secretário de Meio Ambiente, Eduardo Antônio Bonato, participou da sessão desta terça-feira, 4, para falar sobre a Semana do Meio Ambiente.

O secretário afirmou que,em busca de uma aproximação com a comunidade, estreitou as relações com a Comissão de Meio Ambiente. Ele também salientou que, de acordo com orientação do Ministério do Meio Ambiente, está sendo realizada a 1ª conferência municipal, com foco em resíduos sólidos, e sugere que a comunidade aproveite este momento para conversar sobre os problemas e buscar as soluções possíveis. 

Bonato destacou que não é viável falar sobre meio ambiente sem falar em lucratividade e apontou que a legislação sobre o tema é relativamente nova. A lei sobre resíduos sólidos, por exemplo, é de 2010. Isso tem gerado alguns problemas, como a não concordância com órgãos estaduais sobre o que é responsabilidade do Município. Mesmo assim, afirmou, estão sendo feitos avanços. “Hoje, somos referência, tivemos visitas de representantes Porto Alegre, Caxias e outras cidades.”

Investimentos em educação ambiental foram citados pelo secretário como essenciais. Ele destacou que a população demonstra, às vezes, pouco entendimento sobre a questão dos animais abandonados. Ponderando que o animal de rua geralmente é inofensivo, disse que, se começar a recolher todos os animais abandonados, estará os maltratando. “Além disso, teria custo.” Bonato ainda questiona a cultura de poda de árvores, a falta de cuidado na separação de lixo, medidas que prejudicam o Rio dos Sinos na região e a importância do tratamento adequado do esgoto.

Sergio Hanich (PMDB), Roger Corrêa (PCdoB), Gilberto Koch (PT), Enfermeiro Vilmar (PR), Professor Issu Koch (PP) e o presidente, Antonio Lucas (PDT), fizeram colocações e questionamentos.

Conferência Municipal do Meio Ambiente

Nos dias 4 e 5 de junho acontece na Fenac, das 9 às 18 horas, a Conferência Municipal de Meio Ambiente, aberta para a comunidade em geral, com ênfase para a participação de estudantes de cursos técnicos e superiores, além de profissionais de órgãos públicos e iniciativas privadas. Serão formados cinco grupos temáticos, cada um com um número máximo de 50 pessoas, que desenvolverão discussões sobre resíduos sólidos industriais, urbanos, de saúde e da construção civil e logística reversa. Ao término dos debates será elaborado um relatório com as sugestões propostas, que serão encaminhadas para as conferências estadual e nacional.

A programação completa da Semana do Meio Ambiente pode ser acessada aqui: http://an.novohamburgo.rs.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=63941