Secretário e diretor de Desenvolvimento Rural prestam esclarecimentos aos vereadores

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 20h03
02/05/2016 - O secretário de Desenvolvimento Rural, Elton Francisco Rodrigues da Silva, e o diretor de Desenvolvimento Rural, Carlos Gutbier, foram convidados respectivamente pelos vereadores Raul Cassel (PMDB) e Enfermeiro Vilmar (PDT) a prestar esclarecimentos na sessão desta segunda-feira, dia 2 de maio, sobre a pasta que dirigem em Lomba Grande. Cassel ressaltou que o estado deplorável da sede, as péssimas condições das estradas do bairro e o maquinário que está em degradação, dentre outros, o motivaram para o convite. "Lomba Grande é o maior bairro, mas o menor ou um dos menores orçamentos", resumiu o secretário.

Silva destacou que problemas todos têm. Declarou que foi convocado e que nunca se negou a participar da sessão para prestar esclarecimentos. "Temos problemas em Lomba, em Novo Hamburgo, no Brasil todo. As demandas são sempre maiores que os recursos", disse.

Sobre as máquinas, disse que contam com duas patrolas em Lomba Grande. Uma delas está parada porque precisa de reparos e de pneus novos e a outra está trabalhando. Sobre as retroescavadeiras, segundo ele, uma está com o motor fundido desde fevereiro, esperando por licitação para conserto. Há também, enumerou, um caminhão e um trator agrícola. "Atendemos as estradas maiores, nas quais passam ônibus, em escala de prioridades", explicou. O secretário ainda listou algumas estradas que serão patroladas nos próximos dias.

Ele contou que fizeram mais de cinquenta travessias, fora as realizadas em parceria com a comunidade. "Tudo que vem para Lomba Grande é investido lá e, em relação a isso, durmo com a consciência tranquila. O dinheiro que veio eu apliquei", afirmou. Pediu que os vereadores auxiliem a driblar as burocracias junto à secretaria da Fazenda para que as máquinas sejam entregues com maior agilidade.

O secretário disse que a sede está interditada parcialmente. E que trabalham com as condições que têm. Se colocou à disposição para outros esclarecimentos. Cassel indagou, ainda, quais serão as providências porque há pessoas em um espaço que não poderia estar mais sendo ocupado. O secretário explicou que algumas partes estão liberadas.

Inspetor Luz (PMDB) perguntou quanto tempo a patrola está esperando conserto. Sessenta dias, respondeu o secretário. Perguntou sobre a limitação de saibro. O secretário falou que seriam necessários 500 metros cúbicos por mês para manter as estradas. Luz destacou que o secretário precisa assumir uma postura mais rígida junto ao Executivo para conseguir as verbas necessárias. E que ao vereador cabe fiscalizar e não destinar valores.

Professor Issur Koch (PP) indagou sobre quem é o contato para solicitar os materiais e maquinário necessários. O secretário disse que é o setor de compras, a secretaria da Fazenda e o prefeito. Issur falou que já é questão de saúde pública a estrutura da sede da secretaria. "O que falta também é limpeza", disse. O vereador ressaltou que Silva deve ser mais enérgico ao exigir as demandas junto ao prefeito. O vereador também fez questionamentos sobre o orçamento da secretaria, onde estaria sendo investido. Ele vai oficializar esse pedido de informação, uma vez que o secretário disse não ter os dados em mãos.

Enfermeiro Vilmar (PDT) falou que precisa mais maquinário e não só o conserto do que tem para dar vazão a toda a demanda da zona rural de Lomba Grande. "Tem de cobrar do prefeito, se não há recursos para comprar materiais e máquinas suficientes para executar o trabalho."

Patrícia Beck (PPS) disse que após a fala do secretário, ela conclui que praticamente nada foi investido em Lomba Grande. E que se não há, segundo a parlamentar, R$ 100 mil para reformar o prédio sede da secretaria, em detrimento a grandes verbas para outros assuntos, é momento de cobrar o prefeito. "É responsabilidade dele", disse Patrícia. A vereadora salientou que cabe uma denúncia ao Ministério Público.

Sergio Hanich (PMDB) ressaltou que se a secretaria não recebe 500 metros de saibro por mês pode fechar, porque não é possível realizar nada. "O dinheiro suado do povo está sendo desperdiçado. Do jeito que está é impossível de se trabalhar. A Lomba Grande sempre teve muito sofrimento e é comum ouvir dizer que este bairro não dá voto. O único culpado de toda essa situação é o prefeito municipal, que não diz para onde está indo o dinheiro do orçamento", falou.

Gerson Peteffi (PMDB) disse estar perplexo com os esclarecimentos do secretário. "O senhor está com as mãos atadas", disse. Pediu que alguém auxilie o patroleiro a fazer estradas como antigamente, planas, com valas correndo ao lado para escorrer a água.

Cassel reafirmou o compromisso com o secretário em não ter mais pessoas trabalhando, a partir de amanhã, na parte interditada do prédio da secretaria. 

Gutbier também fez alguns esclarecimentos na tribuna, principalmente os relacionados às máquinas e procedimentos. Ele explicou que o bairro é muito grande e que precisaria o triplo do disponível hoje. Ele explicou alguns trabalhos feitos em parceria.

Cassel finalizou destacando a falta de respeito do prefeito com a secretaria de Desenvolvimento Rural e o bairro de Lomba Grande. "Espero que o senhor seja mais incisivo com o prefeito. A comunidade não tem culpa desses problemas. São pessoas que trabalham, pagam seus impostos e que até se queixam pouco mediante a grandiosidade dos problemas enfrentados."

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh 

Siga a Câmara no Instagram - @camaranh