Secretário de Obras faz prestação de contas na Câmara

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 20h03
16/03/2015 – O secretário municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos, Enio Brizola, participou da sessão desta segunda-feira, 16, a convite dos vereadores Patrícia Beck (PTB), Enfermeiro Vilmar (PR), Jorge Tatsch (PPS), Sergio Hanich (PMDB), Cristiano Coller (PDT), Raul Cassel (PMDB), Inspetor Luz (PMDB) e Professor Issur Koch (PP). Ele respondeu os questionamentos dos vereadores por mais de duas horas e meia.

O secretário apresentou um relatório das atividades realizadas, destacando obras entregues em 2013/2014, como reformas no Hospital Municipal e outras Unidades Básicas de Saúde, e melhorias e ampliações de escolas de educação infantil e ensino fundamental. Mostrou fotos de obras realizadas no batalhão do Corpo de Bombeiros, ponte da rua jaburu, além de  pavimentação e recapeamento em ruas de todo o Município. Falou também da entrega do galpão de triagem que auxiliará os trabalhos do Programa Catavida e sobre substituição de redes de esgoto.

 

Ênio explicou o funcionamento da Casa de Bombas da Santo Afonso e as intervenções em arroios, como limpezas frequentes, que estão sendo realizadas com o objetivo de solucionar os casos de alagamentos. Ele adiantou sobre um projeto que será enviado nos próximos dias para a análise dos vereadores que objetiva  a realização de uma obra de alto porte que dará fim aos alagamentos da rua Rincão. Ele também destacou a instalação de academias ao ar livre e melhorias nas praças públicas.

 

Questionamentos

Gerson Peteffi (PSDB) questionou sobre a situação das ruas Polônia, Holanda e imediações, no bairro Rincão, que sofrem alagamentos frequentes. O parlamentar pediu mais informações sobre o projeto que será enviado para a Câmara. “Quando começam as obras, após votarmos?”, questionou. Ênio disse que a secretaria vem fazendo manutenção constante nas bocas de lobo justamente porque sabe dos problemas que assolam a população nos dias de chuvas fortes. “A drenagem é uma temática que estamos concentrando mais energia. É uma preocupação da nossa administração”, disse. Ele ressaltou que estão realizando reuniões com a prefeitura de Estância Velha. “Quinhentos metros de canos serão utilizados para essa obra. Os canos são recursos de Estância e os equipamentos e mão de obras serão de responsabilidade de Novo Hamburgo. Também pedimos um memorial descritivo para a Prefeitura de Estância e daí sim poderemos saber os gastos reais e qual a previsão de conclusão da obra. Semana que vem, devemos estar com todos esses detalhes já no projeto a ser analisado por vocês. Mas nosso objetivo é terminar essa obra ainda no primeiro semestre desse ano”.

 

Cristiano Coller (PDT) fez vários agradecimentos em relação às obras já realizadas. Dentre os questionamentos, perguntou sobre a  ponte da rua São Luiz Gonzaga. O secretário afirmou que sabem dos transtornos que o fechamento da ponte traz para a região. E garantiu que a obra para essa ponte já está em processo de licitação e terá, inclusive, ampliação de 20 metros de galerias, para evitar problemas de erosão. Coller questionou também sobre os critérios para a instalação de quebra-molas. Ênio respondeu que não é prioridade. “Concentramos nossa energia em tapar buracos, a demanda mais apresentada por vocês vereadores. Temos uma lista de 23/24 quebra-molas e dependemos muito das condições climáticas para realizá-la”, explicou.

 

Professor Issur Koch (PP) pediu esclarecimentos sobre obras de contenção do arroio Wiesenthal, localizado ao lado da EMEI Pica- Pau, inundada em dias de chuva forte. O secretário disse que já fizeram uma obra de contenção. "Também faremos 120 metros de galerias, partindo da ponte, perpassando a escola, para protegê-la definitivamente. Estamos tratando o assunto com urgência, embora tenhamos que trabalhar com os prazos legais de licitação. É uma obra que será realizada com recursos do Município", explicou. Issur pediu atenção especial para as obras das escolas municipais, incluindo a instalação de quebra-molas. Solicitou uma academia ao ar livre no bairro Ideal.

 

Raul Cassel (PMDB) indagou sobre o arroio Luiz Rau. Ênio explicou sobre as obras de melhorias que já estão sendo feitas. Dentre outros questionamentos, o peemedebista perguntou sobre a praça Punta Del Este e imediações do trem. Ênio pediu que encaminhasse as perguntas por escrito para que a secretaria pudesse melhor respondê-lo. Cassel falou sobre melhorias para a praça do skate, que está, segundo ele, parcialmente abandonada. Ênio garantiu que estão fazendo o roçado nas imediações e que substituirão as luminárias. Conserto no piso da pista de skate e pinturas serão executadas em breve, de acordo com o secretário. 

 

Patrícia Beck (PTB) perguntou, dentre outros temas, sobre a falta de infraestrutura da secretaria. Ênio admitiu que,  “às vezes há dificuldades em atender todas as demandas do Município. Por isso, elas são classificadas em demandas de desconforto e  de risco. As de risco são atendidas imediatamente”, garantiu. 

 

Sergio Hanich (PMDB) também falou sobre os alagamentos da rua Rincão e redondezas. Agradeceu a atenção do secretário aos problemas enfrentados pela comunidade e afirmou que a Prefeitura falhou na fiscalização da canalização dessa rua. Elogiu a parceria com a prefeitura de Estância Velha para a resolução imediata desse problema, segundo ele, de calamidade pública. O parlamentar questionou sobre a rua da Constituinte, que apresenta boca de lobo entupida, e há mais de 90 dias já apontou  pedido de providência para resolver o caso e, até agora, nada. Serjão destacou a falta de infraestrutura da secretaria perante a importância das ações que é de responsabilidade dessa pasta. O peemedebista pediu mais informações sobre projetos, verbas e obras da rua Ícaro.

 

Jorge Tatsch (PPS) indagou sobre asfaltamentos de ruas no bairro Santo Afonso, em especial na  Presidente Neves.  Ênio disse que alguma coisa já está sendo feita, mas que precisam trabalhar guiados por um projeto de pavimentação. O vereador fez diversas perguntas sobre o maquinário e equipamentos da secretaria. Ênio solicitou que o vereador também oficializasse suas perguntas para melhor respondê-lo.

 

Inspetor Luz (PMDB) questionou sobre os buracos da rua 11 de Junho. “Há previsão de recapeamento?” O secretario disse que o projeto foi aprovado na Caixa Econômica Federal e que estão apenas esperando o depósito desse banco, no valor de 50% do valor global, para dar ordem de início às obras de recapeamento.

 

Roger Corrêa (PCdoB) disse que espera ansioso pelo início das obras do centro de incentivo ao esporte no Parque do Trabalhador. Pediu atenção especial para as praças da cidade, pelo papel de integração social que elas têm. Perguntou sobre a pavimentação de uma rua no entorno na praça da Juventude. Ênio disse que querem dar de presente de aniversário a Novo Hamburgo a revitalização do Parque Floresta Imperial. “É importante e a comunidade necessita desse espaço para integração familiar e prática esportiva. Também tem as obras de revitalização do Parcão”, enumerou. 

 

Fufa Azevedo (PT) pediu apoio político constante para que todas as obras decididas no Orçamento Participativo sejam cada vez mais prioritárias para a secretaria. Ênio disse que sempre busca respeitar a decisão da comunidade, levando em conta os seus apontamentos na hora da decisão de alguma obra. 

 

Antonio Lucas (PDT) elogiou a equipe que trabalha na secretaria e pediu atenção para as bocas de lobo nos arredores da Rincão, além de agilidade da obra que contempla essa rua. 

 

Luiz Fernando Farias (PT), dentre outras colocações, solicitou as melhorias necessárias para a rua Ícaro e pavimentação para o loteamento dos Eucaliptos.

 

Para finalizar, Ênio disse que prestando atenção a leitura do Expediente da sessão pode constatar que mais de 90% das indicações e pedidos de providências são direcionados à sua pasta. E que o esforço para atender os vereadores é grandioso. Pediu mais conscientização dos moradores para o destino correto dos resíduos, para evitar o entupimento das bocas de lobo e o transbordamentos dos arroios.