07/04/2010 - Secretário de Meio Ambiente apresenta ações

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h03
Fala de Ubiratan Hack concluiu sessão especial sobre o lixo

O titular da pasta de Meio Ambiente, Ubiratan Hack, fechou a sessão especial sobre o lixo desta quarta-feira, 7. "Foi realmente bom participar para ouvir as demandas da comunidade. A partir daqui, vamos dar o encaminhamento", disse, lembrando que as pessoas podem seguir apresentando sugestões à prefeitura.

Coleta e ecopontos
Sobre o calendário de coleta, o secretário afirmou que já existem horários e dias definidos para diferentes regiões da cidade. "Talvez não tenham sido bem divulgados. Temos que ver onde estamos falhando, e estamos de portas abertas para ouvi-los", disse. Hack também salientou que existem quatro ecopontos – nos bairros Santo Afonso, Canudos, Roselândia e Rincão. "Acha que precisamos de sub-ecopontos, para que, a partir deles, os resíduos sejam levados aos locais indicados." Ele assegurou que, nos próximos dias, deve ser feita a divulgação dos horários de coleta e dos locais onde há ecopontos pelos jornais.

Pneus e lâmpadas
No que se refere ao descarte de pneus, o secretário disse que estão sendo feitos contatos com empresas que recolhem estes resíduos para reutilização. "Hoje em dia há pessoas aqui na cidade que vivem do pneu. Seria mto complicado inviabilizar essa atividade. Queremos integrar este grupo." As lâmpadas fluorescentes também representam um grande problemas nas cidades, lembrou. "Tivemos uma reunião com a CDL, para juntos buscarmos uma solução. Temos que começar com o comércio. Esse é um resíduo muito perigoso, que contamina, é questão de saúde pública."

Entulhos e reciclagem
Hack ponderou que, no que diz respeito aos tele-entulhos, a prefeitura está procurando áreas para o descarte. "Mas se alguém tem essa área, o poder público não pode simplesmente liberar seu uso. O dono que tem que pedir", explicou. Por outro lado, apontou que está sendo feita uma contratação emergencial para a realização de podas. "O prefeito sabe da demanda, só prefeitura não tem condições que fazer o trabalho sozinha."

O secretário também trouxe uma boa notícia sobre reciclagem: "Nos próximos dias vão ser investidos R$ 600 mil na Roselândia". Além da inclusão social dos trabalhadores do setor e da aquisição de uma balança, a compostagem voltará a ser discutida.

Educação ambiental
A educação ambiental é outro ponto de destaque na agenda da pasta, disse Hack. "Queremos um grande envolvimento com as escolas. O objetivo formar agentes de opinião. E não só sobre lixo, mas sobre cachorros de rua, sobre o nosso dia a dia. É nas escolas que vamos iniciar as mudanças."

Presenças
O presidente da Casa, Jesus Maciel (PTB), destacou e agradeceu a presença das autoridades e de representantes de escolas, entidades, empresas e associações de bairro. "A reunião foi muito proveitosa. Precisamos cobrar e apresentar soluções. Vamos dar as mãos, e não vamos esquecer que o lixo é responsável de todos nós", finalizou.