- Secretário de Desenvolvimento Econômico fala sobre seu trabalho

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 20h03
19/04/2012 – Convite foi feito pelo presidente da Câmara, Gilberto Koch

A convite do presidente da Câmara, Gilberto Koch (PT), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (Sedetur), Carlos Finck, fez uma prestação de contas de seu trabalho à frente da pasta nesta quinta-feira, 19.

Finck explicou que o trabalho é desenvolvido através de cinco diretorias, que têm, entre as suas responsabilidades, a implantação da HamburgTech, a participação de empresas hamburguenses em feiras calçadistas e o desenvolvimento de material turístico. Ele destacou ainda a municipalização do Sistema Nacional de Empregos (Sine) e o Projeto Cata Vida, que recebeu diversos prêmios. “Também temos programas na área da economia solidária, capacitando pessoas para artesanato, reciclagem”, disse.

Questionamento

Luiz Carlos Schenlrte (PMDB) perguntou sobre a saída de indústrias do Município. “Daqui a pouco, Novo Hamburgo poderá ser apenas uma cidade dormitório”, ponderou. Finck disse que, de 2009 a 2011, foram emitidos mais de 7 mil alvarás. Neste período, também há um saldo de mais de 13 mil empregos. A ausência de um distrito industrial, contudo, foi citado como o motivo para a migração de empresas. Em um caos específico citado pelo vereador, o secretário disse que não foi realizado um repasse previsto em lei aprovada pelo Legislativo. Sergio Hanich (PMDB) elogiou a atuação de Finck e frisou que o aumento de ISSQN é responsável pela a saída de empresas de Novo Hamburgo.