Secretário de Cultura divulga 2º Conferência Municipal de Cultura

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h03
20/06/2013 - O secretário municipal de Cultura, Carlos Mossmann, participou da sessão desta quinta-feira, 20, para falar sobre a 2º Conferência Municipal de Cultura “Construindo uma Política Cultural para Novo Hamburgo”, que será realizada nos dias 1º e 2 de julho no Centro Municipal de Cultura. O convite foi feito pelo vereador Roger Daniel Corrêa.

A importância da cultura para o planeta

O secretário destacou a importância da cultura para todos. “A nossa civilização se desenvolveu até agora na perspectiva de um crescimento infinito da produção física. Mas isso não é uma possibilidade. Hoje, todos somos cientes das inúmeras dificuldades que temos com desastres climáticos de repetindo, que devem-se ao processo de agressão constante contra a natureza, fruto do desenvolvimento econômico nesses moldes. Se temos essa situação hoje, em que dois terços da população do planeta está excluída dos benefícios desse crescimento, o que acontecerá quanto tivermos toda a população incorporada a um estilo de produção e consumo igual ao dos Estados Unidos.”

Ele seguiu apontando o que pode ser feito. “A redução do consumo implica redução da produção física, que significa desemprego. Outro fato torna mais grave essa produção: o desenvolvimento tecnológico permite produzir cada vez mais com menos trabalho. O que todo o povo desse planeta vai fazer, se não puder se ocupar com o trabalho produtivo? A resposta é a seguinte: queremos produzir mais cultura, temos que estudar mais, produzir mais conhecimento, avançar na área da medicina, investir na produção do meio ambiente, praticar mais esporte e saber viver uma vida em harmonia.”

Sistema Nacional de Cultura

Por isso, Mossmann citou a aprovação, pelo Congresso Nacional, do Sistema Nacional de Cultura como uma medida bastante positiva. “Pela primeira vez temos uma política com base em regras e critérios claros, com planejamento a longo prazo, no processo republicano, que garante acesso igual a todos os cidadãos.” Segundo ele, na conferência será debatida a integração de Novo Hamburgo ao Sistema. “Nossa proposta poderá ser avaliada. Também vamos lutar, através dos meios legais, para ampliar as verbas para esta área”, disse, apontando ainda o plano de criação de um fundo municipal para a cultura. Mossmann também pediu a aprovação dos vereadores ao projeto de tombamento do canto coral e respondeu perguntas dos vereadores.

Saiba mais sobre o Sistema Nacional de Cultura: http://www.brasil.gov.br/sobre/cultura/iniciativas/sistema-nacional-de-cultura