Saúde e importância da política são destaque na primeira sessão do ano

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h03
05/02/2012 – Na primeira sessão de 2013 – que marcou a estreia da 16ª Legislatura – os problemas da saúde pública e a importância da participação polícia marcaram as falas dos vereadores. Fufa Azevedo (PT) pediu aos cidadãos que sigam atentos às ações dos poderes Legislativo e Executivo. “Somos todos responsáveis pelo mundo em que vivemos”, disse. Cristiano Coller (PDT), Felipe Kunh Braun (PDT) e Luiz Fernando Farias (PT) agradeceram os eleitores e apoiadores, sendo que o petista destacou o fato de ser o primeiro representante da Brigada Militar na Câmara hamburguense.

 

Issur Koch (PP) e Patrícia Beck (PTB) também aproveitaram para agradecer. O progressista salientou ainda seu desejo de que o Poder Legislativo não seja subserviente, mantendo sua independência; a petebista pediu a todos que os debates sejam sempre produtivos, buscando o bem comum.

 

 

Roger Corrêa (PCdoB) chamou atenção para a renovação dos representantes, que simboliza os sonhos e a esperança dos cidadãos. Raul Cassel (PMDB) disse que, em um primeiro momento, ficou com medo de não acompanhar o ritmo dos novos parlamentares, a maioria bastante novos. “Mas acho que é o contrário: isso será um estímulo.”

 

O presidente Naasom Luciano (PT) afirmou que, com a eleição de Renan Calheiros à presidência do Senado, a população está indignada – e com razão. Porém, essa indignação acaba abrangendo toda a classe política. “Aqui em Novo Hamburgo, felizmente, todos os vereadores têm condições éticas e morais para o exercício dos cargos. “Nós, políticos, não somos bandidos, mas instrumentos da comunidade.”

 

Inspetor Luz (PMDB) revelou estar preocupado com um projeto sobre os taxistas que tramita na Casa. Segundo ele, há diversos pontos obscuros, e uma abertura para que aspectos importantes sejam regulamentados via decretos do Poder Executivo – o que tira do Poder Legislativo exatamente a função de legislar.

 

Gerson Peteffi (PSDB) ponderou que a Comissão de Saúde terá muito trabalho ao longo do ano. Segundo ele, um dos grandes problemas é a falta de cirurgias eletivas, como de hérnias de disco e pedras da vesícula. Esses procedimentos são realizados em cidades vizinhas, o que implica uma longa espera por parte dos hamburguenses. “Somos exportadores de doentes.” Sergio Hanich (PMDB) e Jorge Tatsch (PPS) também lamentaram a situação da saúde pública em Novo Hamburgo, e Enfermeiro Vilmar (PR) disse que irá trabalhar para que o Município tenha regulação própria para o Samu.

 

Requerimento

Os vereadores também aprovaram o Requerimento nº 49/2013, de Issur Koch (PP), que solicita cópias dos alvarás e planos de prevenção contra incêndio de todas as escolas municipais de ensino fundamental e de educação infantil de Novo Hamburgo. Roger Corrêa (PCdoB) disse já ter entrado em contato com a Prefeitura, e ter recebido a informação de que tudo está em dia.

 

Visita

Luciano Kroeff, vereador de Estância Velha pelo PPS, visitou a Câmara na tarde desta terça-feira, 5, em nome do diretório estadual de seu partido.

 

Minuto de silêncio

Logo após o hino rio-grandense, os vereadores e o público presente fizeram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de Santa Maria e ao ex-vereador Laurindo Mendes, que morreu no dia 14 de janeiro.