Rua do Loteamento Morada das Rosas deverá se chamar Valdir de Souza Bitencourt
Histórico
Nascido em Santo Antônio da Patrulha, Valdir de Souza Bitencourt veio morar em Novo Hamburgo em 1994. Trabalhou desde 1970 nas atividades agrícolas e pecuária e, em 1990, atuou na área da construção civil como pedreiro. Nos anos de 1991/92 foi um dos restauradores do Museu Municipal Caldas Junior de Santo Antônio da Patrulha. Prestou concurso público para a Prefeitura de Novo Hamburgo em 1994, para o cargo de pedreiro, ficando como 3º colocado. Posteriormente, foi transferido, em decorrência da aposentadoria de um funcionário, para a marcenaria, sua grande paixão.
Suas atividades na marcenaria não se restringiam à recuperação de brinquedos de pracinhas de crianças: nos intervalos, ensinava aos demais funcionários e confeccionava modelos de brinquedos, a pedido da então primeira dama do Município, Floriza dos Santos. Esses brinquedos eram distribuídos para crianças carentes no Natal.
Homenagens
Na tribuna, Coller leu um e-mail recebido do Departamento de Serviços Urbanos, onde Valdir trabalhou por muitos anos, falando sobre a amizade. “Amizade nunca morre. Valdir, a saudade é grande. Você nos deixou muitos exemplos.”
A esposa de Valdir, Marilza Bittencourt, também utilizou a tribuna. Ela agradeceu, em nome de toda a família, a homenagem. “Primeiro, como funcionária pública concursada, fiquei muito feliz, pois essa homenagem é uma simbologia do que ele representava como funcionário público concursado. Ele vestia a camiseta da secretaria. Valdir foi um marido maravilhoso e um parceiro de todas as horas.” Diversos familiares acompanharam a votação do Plenário.
O suplente Luiz Carlos Schenlrte (PMDB) lamentou ter trabalhado com Valdir por um espaço de tempo muito curto. “Mas posso testemunhar que ele era uma pessoa super sensível e não sabia dizer não. Ele sempre dava um jeito de consertar os brinquedos das praças. É um nome que merece ser lembrado.”
Roger Corrêa (PCdoB) disse que “ao lado de uma grande mulher, há um grande homem", referindo-se a Marilza.