Rótula será chamada Rotatória Jovelino Colar Fagundes

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h03
19/09/2013 – A rótula viária criada na conjunção das avenidas Alvear e Pedro Adams Filho, situada no loteamento Vila Santo Afonso, deverá se chamar Rotatória Jovelino Colar Fagundes. Na placa denominativa, deverá estar escrito “Rotatória Jovelino Colar Fagundes – Cidadão Hamburguense”. O Projeto de Lei nº 99/2013, de Cristiano Coller (PDT), foi aprovado em segundo turno na sessão desta quinta-feira, 19.

Histórico

Nascido em Porto Alegre, mudou-se para Novo Hamburgo com a esposa e a filha mais velha – e aqui teve mais quatro filhos. Teve sua barbearia no bairro Scharlau, na época conhecido pelo cinema e grandes restaurantes. “Gostava da vida política e atuou como cabo eleitoral nos anos 60. Também jogava em times de várzea e era torcedor fanático do internacional. Gostava ainda de jogar bocha e tocar gaita de boca. A matéria havia sido incluída na ordem do dia na sessão de 3 de setembro, mas Coller pediu sete dias de vista.

 

Para o projeto virar lei

Para que um projeto se torne lei depois de aprovado em segunda votação, ele deve ser encaminhado à Prefeitura, onde poderá ser sancionado e promulgado (assinado) pelo prefeito. Em seguida, o texto deve ser publicado, para que todos saibam do novo regramento. Se o documento não receber a sanção no prazo legal, que é de 15 dias, volta para a Câmara, que irá fazer a promulgação e ordenar a publicação. Quando isso ocorre, é dito que houve a sanção tácita por parte do prefeito.

 

Há ainda a possibilidade de o projeto ser vetado (rejeitado) pelo prefeito. Nesse caso, o veto é analisado pelos vereadores, que podem acatá-lo, e então o projeto não se tornará lei, ou derrubá-lo, quando também a proposta será promulgada e publicada pela Câmara.