Mudança nas sinaleiras do bairro Roselândia é debatida em reunião na Câmara
Segundo Kirchheim, as duas sinaleiras no sentido interior-capital foram desativadas. A medida foi adotada entre domingo, 1°, e terça-feira, dia 3, com o apoio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Polícia Rodoviária Federal, para evitar congestionamentos no retorno da serra. O secretário explicou que a ideia surgiu em virtude do bloqueio da RS-115. Ele afirmou que a ação permitiu que a administração municipal e a comunidade pudessem antever os problemas que surgirão com a obra proposta pelo Dnit, prevista para ocorrer em janeiro ou fevereiro de 2016, para solucionar os engarrafamentos na região.
Sobre o fluxo de veículos no trecho nas proximidades de Ivoti, a vice-prefeita disse que com a abertura da sinaleira no feriadão não houve congestionamento. Segundo ela, há engarrafamentos todos os fins de semana.
Audiência em Brasília
Na próxima terça, 10, ocorrerá uma audiência com o Dnit, em Brasília, às 11h30min, para debater as mudanças programadas para o próximo ano. No encontro na capital federal, do qual participará o deputado estadual Marcel Van Hattem, serão repassados os dados discutidos em Novo Hamburgo sobre o teste da abertura da sinaleira. Conforme o projeto de alteração na via, haverá duas faixas de livre circulação de veículos, no sentido Ivoti-Novo Hamburgo, e uma faixa central dará acesso ao bairro, esta com sinaleira. No sentido contrário, se manterá a sinaleira e haverá um acesso ao bairro com parada no semáforo.
“Não podemos pensar apenas no tráfego de veículos, precisamos pensar na passagem de pedestres”, disse o secretário, informando que este foi o principal problema da abertura da sinaleira. Kirchheim acrescentou que, na terça-feira, foi necessária a intervenção das autoridades de trânsito para permitir o deslocamento da população a pé. Ele pondera que um redutor de velocidade e uma sinaleira botoeira são algumas alternativas.
O vereador Issur Koch sugeriu que a sinaleira seja só acionada novamente depois de no mínimo três minutos, para evitar que o trânsito continue congestionado na região. De acordo com Kirchheim, atualmente a sinaleira da Roselândia fica dois minutos aberta para os veículos e 18 segundos fechada. Outro ponto levantado pelo secretário é de que será necessário um refúgio para os pedestres.
Zanella esclareceu que o bairro tem oito mil moradores e previsão de incremento com a conclusão de um loteamento e de um condomínio. Ele reforçou a fala do secretário sobre o grande número de pedestres que circulam na região e os cuidados necessários para evitar atropelamentos e acidentes. Segundo ele, o semáforo na BR-116, no bairro Roselândia, existe há 10 anos e foi instalado a pedido da população.
O secretário afirmou que, segundo o Dnit, Novo Hamburgo contará com três passarelas, mas naquele trecho não há previsão. Hattem disse que pleiteará, na audiência com o Dnit, a instalação da passarela na Roselândia, como medida imediata, além de falar sobre a possibilidade de construção de um viaduto. Issur sugeriu que a passarela seja de estrutura metálica, que possa ser reaproveitada em outro local posteriormente. Quanto ao viaduto, o vereador acredita que uma trincheira seja uma alternativa melhor, inclusive para os pedestres, lembrando que no trecho do outlet na BR-116, essa medida foi adotada.
Saiba mais
A Frente Parlamentar para acompanhar as mudanças que devem ser realizadas nas sinaleiras do bairro Roselândia na BR-116, conforme o Requerimento n° 1540/2015, também é integrada por Antonio Lucas, Enio Brizola e Sergio Hanich.