Presidente da Escola de Samba Protegidos da Princesa Isabel apresenta prestação de contas

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 20h03
15/04/2015 - Na sessão plenária desta quarta, 15, Ivan César do Nascimento, presidente da Escola de Samba Protegidos da Princesa Isabel, apresentou aos parlamentares prestação de contas dos recursos públicos utilizados pela agremiação para a realização do Carnaval 2015. “O dinheiro que recebemos não é nosso, é um recurso público. É uma prestação de contas simples e está aberta para qualquer um ver”, afirmou, entregando o relatório com notas ao presidente da Casa, Enfermeiro Vilmar (PR).

O representante da entidade agradeceu pela subvenção de R$ 30 mil aprovada pelos vereadores no final de 2014. Contudo, lamentou que o repasse ocorra muito próximo à realização do Carnaval. Ele pediu a antecipação dos recursos e disse que, em 2016, a festa ocorrerá de 5 a 8 de fevereiro. Segundo ele, a preparação do Carnaval demanda quatro meses. Sobre o Projeto Alô Carnaval, apontou que os valores são utilizados para inclusão digital e oficinas. Também informou que advogados prestarão serviços gratuitos à comunidade em casos trabalhistas, previdenciários, entre outros, a partir do segundo semestre. 

Segundo Ivan, a Protegidos da Princesa Isabel teve seu projeto à Lei Rouanet recusado, em virtude de um problema envolvendo a área que a escola de samba ocupa. Ele explicou que existe uma cedência desde 1980 via Associação Atlética Rondônia, entidade da qual a agremiação se desfiliou. 

Sergio Hanich (PMDB) questionou se Ivan protocolou junto à Prefeitura um solicitação para fazer um desmembramento da área. “Isso seria importante para a tua instituição estar legalizada”, acrescentou Serjão. O parlamentar lembrou ainda que foi contrário ao repasse de recursos para o Carnaval, pelo modo como foi realizado, em cima do prazo, mas elogiou a prestação de contas. 

Issur Koch (PP) afirmou ser contra a maneira que a Secretaria de Cultura conduz a questão do Carnaval. Patrícia Beck (PTB) agradeceu a prestação de contas e a atitude de externar as informações e torná-las públicas.

 Votação 

O Projeto de Lei 142/2014, que autorizava a concessão de subvenção de natureza cultural para a execução do Carnaval 2015, foi aprovado no dia 15 de dezembro de 2014. Foram oito votos favoráveis, quatro votos contrários e uma ausência, Os vereadores Antonio Lucas, Cláudio Azevedo Filho, Cristiano Coller, Jorge Tatsch, Luiz Fernando Farias, Patrícia Beck, Roger Corrêa e Vilmar Emilio Heming votaram sim. Os vereadores Gerson Peteffi, Issur Koch, Raul Cassel e Sergio Hanich votaram não. O vereador Jorge Luz estava ausente. O vereador Naasom Luciano presidia a sessão.

Convite

Ivan convidou a comunidade a participar no dia 9 de maio um almoço comunitário em homenagem ao Dia das Mães. A atividade na quadra da agremiação contará com a participação da Orquestra Municipal.