Reconhecida utilidade pública da Comunidade Terapêutica Fazenda do Senhor Jesus
A pedido do autor da proposta, um jovem da comunidade terapêutica ocupou a tribuna para relatar a sua trajetória. Daniel de Oliveira, 16 anos, dependente químico em recuperação na Comunidade Terapêutica Fazenda do Senhor Jesus, disse estar muito contente em ter oportunidade de falar sobre sua experiência. “É a primeira vez que venho a uma Câmara. Agradeço a todos da Fazenda por devolver a minha vida”, afirmou. Há 7 meses e 20 dias em recuperação, o rapaz disse que está quase terminando o seu tratamento. “Se Deus quiser, sairei de lá com a cabeça erguida”, declarou.
Cassel revelou que participou de várias reuniões e debates que visavam criar regramentos e delimitações para o trabalho das entidades de recuperação de dependentes químicos. Mas ressaltou que o Poder Público ainda não tem condições de assumir exclusivamente esse trabalho. "Eu reconheço a importância das comunidades terapêuticas", disse o parlamentar. Ele acredita que as exigências devem ser de nível progressivo. Ele lembrou que são pessoas voluntárias, abnegadas e entidades religiosas que realizam essa atividade, ainda indispensável para o País.
A matéria foi apreciada no mesmo dia em que foi aprovado o PL n° 1/2015, que Institui a Política Municipal Sobre Álcool e Outras Drogas - PMAD e o Fórum Permanente de Política Sobre Álcool e Outras Drogas - FOPAD, no Município de Novo Hamburgo.
Professor Issur Koch (PP) enalteceu o trabalho realizado pela Fazenda do Senhor Jesus. O vereador pediu ao vice-prefeito Roque Serpa, presente à sessão em virtude da votação do PL n° 1/2015, que se invista na educação e atenção aos professores para prevenir o uso de drogas entre crianças e adolescentes. Para ele, esse é o melhor caminho para evitar a entrada dos jovens na drogadição.
Sergio Hanich (PMDB) voltou a relatar que visitou a entidade e enalteceu o trabalho realizado no local.
Leia também matéria sobre o política municipal sobre álcool e outras drogas.